HEPATITE A (HAV) Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus A (HAV); O agente etiológico é um pequeno vírus RNA, membro da família Picornaviridae. PERIODO DE INCUBAÇÃO: varia de 15 a 50 dias (média de 30 dias). TRANSMISSÃO: A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano (sexo oral-anal, prática digito-anal-oral) ou por água e alimentos contaminados; embora raro também pode ocorrer por transfusão de sangue e seus derivados caso o doador esteja no periodo de incubação. CICLO: o virus é ingerido multiplica-se no fígado e posteriormente é eliminado nas fezes.PERÍODO DE TRANSMISSIBILIDADE: 15 dias antes dos sintomas até sete dias após o início da icterícia. RESISTENCIA DO VIRUS: HAV pode sobreviver a longos períodos em água, ou seja, de 12 semanas até 10 meses. VACINA? sim para casos esfecíficos. TEM CURA? O prognóstico é excelente e a evolução resulta em recuperação completa. A ocorrência de hepatite fulminante é inferior a 0,1% dos casos ictéricos. Não existem casos de hepatite crônica pelo HAV.
HEPATITE B:Doença infecciosa viral, contagiosa, causada pelo vírus da hepatite B (HBV);. O agente etiológico é um vírus DNA, hepatovírus da família Hepadnaviridae. PERIODO DE INCUBAÇÃO:varia de 30 a 180 dias (média de 70 dias). TRANSMISSÃO: relações sexuais desprotegidas; realização dos seguintes procedimentos sem esterilização adequada ou utilização de material descartável: intervenções odontológicas e cirúrgicas, hemodiálise, tatuagens, perfurações de orelha, colocação de piercings; uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas ou outros equipamentos; transfusão de sangue e derivados contaminados; transmissão vertical (mãe/filho); aleitamento materno; acidentes perfurocortantes. PERIODO DE TRANSMISSIBILIDADE: Duas a três semanas antes dos primeiros sintomas e mantém-se durante a evolução clínica da doença. RESISTENCIA DO VIRUS:O vírus da hepatite B é resistente, chegando a sobreviver 7 dias no ambiente externo em condições normais sendo ainda viáveis. VACINA? tem vacina. TEM CURA? A hepatite B aguda tem cura espontânea, na maior parte dos casos, devido ao próprio organismo criar anticorpos para eliminar o vírus. Contudo, em alguns casos, a hepatite B pode tornar-se crônica e o vírus permanecer no organismo por toda vida. Só acusa em exames no período de 30 a 60 dias
HEPATITE C: Em média, 80% das pessoas que se infectam não conseguem eliminar o vírus, evoluindo para formas crônicas. Os restantes 20% conseguem eliminá-lo dentro de um período de seis meses do início da infecção.