SóProvas


ID
2357632
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psiquiatria
Assuntos

A demência é uma síndrome caracterizada por múltiplos comprometimentos nas funções cognitivas sem alteração da consciência, podendo haver várias causas para a mesma, algumas delas são reversíveis e, por isso, torna-se de suma importância uma investigação etiológica. Pacientes deprimidos podem apresentar esquecimentos, a chamada pseudodemência, sem haver doença orgânica de base. São parâmetros que orientam o diagnóstico diferencial entre demência e pseudodemência, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As pessoas deprimidas que apresentam a pseudodemência normalmente discutem abertamente seus problemas cognitivos. Os pacientes com quadros de demência, sobretudo a DA, tendem a negar ou minimizar os problemas.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Demência x Pseudodemência: na pseudodemência, o paciente responde “não sei” às perguntas e não confabula para respondê-las; se encorajado a se lembrar de fatos, é capaz de fazê-lo; há flutuação cognitiva nos pacientes com pseudodemência, os sintomas se iniciam de forma mais abrupta, e há auto-reprovação. Apesar de a flutuação cognitiva não fazer parte das demências em geral, faz parte da DCL, do delirium e pode fazer parte da depressão. 

    Nas demências, pode ocorrer a síndrome do Sundowner, quando, ao final do dia, com a redução da iluminação e dos estímulos gerais, o paciente passa a ficar sonolento, confuso, atáxico. É comum também em idosos e pacientes demenciados em uso de sedativos.