SóProvas


ID
2357767
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

“Considere um paciente que recebeu o diagnóstico de Leishmaniose tegumentar.” Em qual das formas de apresentação clínica citadas a seguir há maior chance de resposta negativa à intradermorreação de Montenegro?

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A IDRM pode ser negativa nas primeiras quatro a seis semanas após o surgimento da lesão cutânea e testes repetidos com poucas semanas de intervalo, com fi nalidade de diagnóstico ou inquéritos epidemiológicos, podem induzir um “efeito reforço”. Assim, em ambas as situações, os resultados devem ser interpretados com cuidado. Após a cura clínica, a IDRM pode permanecer positiva durante vários anos sendo, portanto, de limitado valor para o diagnóstico de reativação. Pacientes com LM costumam apresentar IDRM exacerbada, com vários centímetros de enduração e presença de vesiculação no centro da reação, podendo ocorrer ulceração e necrose local. Na forma cutânea difusa a IDRM costuma ser negativa.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Vigilância da Leishmaniose Tegumentar Americana / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007.

  • um pouco sobre a leishmaniose tegumentar americana

    https://youtu.be/gM3bih9AcC0

  • forma difusa é caracteristica de pacientes imunodeprimidos. Por isso o teste IDRM vem negativo.