SóProvas


ID
2357995
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I
Paternidade Responsável
      Quantos filhos você gostaria de ter?
    Ao responder a essa pergunta com certeza uma outra vai passar pela sua cabeça: “Será que vou conseguir sustentar um filho?”.
    Certamente você gostaria de ter tantos filhos quantos pudesse sustentar, garantindo-lhes uma boa escola, um lugar com algum conforto para morar e remédios quando necessários.
   Segundo especialistas, pode ser perigoso para a mãe a para a criança engravidar durante a adolescência porque o corpo da menina ainda não está preparado para o parto. Problemas como a gestante adolescente apresentar anemia ou o bebê nascer prematuramente são comuns.Além de eventuais problemas de saúde, tem-se um problema de ordem social: como sustentar uma criança, já que, para tanto, o adolescente, se não contar com a ajuda dos pais ou responsáveis, terá de abandonar a escola?
    Desesperadas, muitas jovens acabam optando pelo aborto. Vale lembrar que, salvo raras exceções (estupro ou risco de morte para a mãe), o aborto no Brasil, é considerado crime. A mulher recorre, então, a clínicas clandestinas, sem fiscalização, e põe sua saúde em risco. Quem não tem condições de pagar tais clínicas faz uso de métodos ainda mais precários.
    Isso acontece, em parte, porque não existe no Brasil um projeto amplo de planejamento familiar que assegure aos mais pobres o direito de decidir quantos filhos desejam ter. Assim, muitos casais têm quatro, seis, dez filhos, quando, na verdade, conseguiriam sustentar apenas um ou dois.
(DIMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de Papel. Ed. Ática. São Paulo, 2011, p. 106)

A pergunta que inicia o texto emprega um pronome “você” que faz referência:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    a) ao autor.

    Errado. Não teria muito sentido de acordo com o contexto da frase a pergunta ser para o próprio autor, apesar de em algumas ocasiões isso ser possível.

     

    b) às adolescentes.

    Errado. Esse texto é voltado para todas as faixas etárias ficaria muito restrito se estivesse apenas para o público infantojuvenil.

     

    d) aos especialistas.

    Errado. Não teria muito sentido em ser para os especialistas.

  • Para os não assinantes.

     

    Resposta letra: C

  • O pronome "você" no texto, tem função exofórica pois se refere a alguém externo. Se refere à quem está lendo o texto que ninguém pode identificar quem é na situação exposta.  

    Função exofórica – relaciona termos de fora do texto para dentro. Também é chamada de dêitica, díctica.

  • Ele fala no sentindo amplo "você" não dar para indentificar. Porém, no texto ele dar um "enfase" as adolescentes que não têm ainda noção do que é ter um filho e acabam engravidando cedo sem ter um certo conhecimento sobe como será criar uma criança depois de vir ao mundo. Poderia ser confundida a resposta com "adolescentes".

    Ele também fala sobre as familías mais pobres,é neste ponto que dar pra indentificar que na verdade o "você" do autor abrange um leitor geral.  

    Alternativa: C  

  • O Pronome "Você" nessa frase é entendido como uma interlocução.

    Interlocução:

    Pressupõe a existência de sujeitos que se comunicam a partir de situações da realidade social concreta em que se encontram. Originalmente significa diálogo, mas o significado foi estendido a toda forma de interação e comunicação entre os sujeitos.

    logo, letra C

  • essa não tem nem o que explicar.

    gab:C

  • Aquela questão tão fácil que você tem medo de responder.

  • elipse 

     

    gab - c

  • tenho até medo de responder essas questões!!!!

  • GABARITO: C

  • Sério mesmo essa questão?!

  • GABARITO C

     Quantos filhos você gostaria de ter?

       Ao responder a essa pergunta com certeza uma outra vai passar pela sua cabeça...