A afirmativa da questão é sobre a hipótese da panspermia, de que os organismos na Terra teriam surgido a partir de seres unicelulares heterótrofos, pelo fato de não haver oxigênio. A origem da vida na Terra possui diversas hipóteses que foram criadas, como a do criacionismo, onde todos os seres vivos teriam surgido a partir da criação divina; a da panspermia, onde toda a vida teria sido iniciada através de partículas contendo vida que chegaram do espaço; Teoria de Oparin e Haldane, a mais aceita atualmente, onde a vida teria iniciado a partir de compostos que sofreram ação de raios UVA e UVB, originando moléculas orgânicas que se transformariam em aminoácidos/proteínas. Existem duas hipóteses sobre a alimentação dos primeiros seres vivos do planeta: a hipótese autotrófica, em que os autores afirmam que a Terra não teria moléculas orgânicas para servir de alimento aos seres, sendo a quimiossíntese o processo de obtenção desse alimento; e a hipótese heterotrófica, onde os autores afirmam que os primeiros seres primitivos não seriam capazes de produzir seu alimento, extraindo energia dos alimentos por meio da fermentação. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. São Paulo: Ática, 2011)
Fonte: querobolsa.com
De acordo com a hipótese da panspermia, os primeiros organismos teriam surgido na forma de seres unicelulares heterótrofos (fermentadores), pois não havia oxigênio na atmosfera terrestre.
Essa hipótese admite que os organismos teriam sido originados por partículas ou meteoritos vindo do espaço, trazendo esporos que ao encontrarem um ambiente favorável, se desenvolveram originando os primeiros seres vivos. Ela não afirma que os seres teriam sido exclusivamente heterótrofos, invalidando essa afirmativa.
Gabarito do professor: ERRADO.