SóProvas


ID
2358616
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

A fase de resposta imediata é aquela em que se toma conhecimento e reage ao evento crítico. Segundo a doutrina sobre o assunto, NÃO se caracteriza como atividade a ser desempenhada em tal fase:

Alternativas
Comentários
  • Cuidado! nA reposta imediata, as medidas imediatas mais importantes a serem tomadas são: contersolicitar apoioisolar emanter contato sem concessões ou promessas.

    Item A – Nessa fase deve-se manter contato sem concessões ou promessas, um embrião do que se entede por negociação. OBS: NO ENTANTO, O USO DA PALAVRA IMEDIATO PODE TER SIDO EXAGERADO PELA BANCA E TALVEZ SEJA POR AÍ QUE ENSEJA-SE RECURSO A NEGOCIAÇÃO É SEMPRE DESEJÁVEL EM SITUAÇÕES DE CRISE, MAS NEM SEMPRE PODEM ACONTECER DE FORMA TÃO IMEDIATA. 
    Item B – Certo. Trata-se da ação de isolar.

    Item C – Certo. É na ação de isolamento que se tem condições de se estabelecer o posto de comando em local seguro, próximo ao ponto crítico.
    Item D –  Errado. Essa ação está mais conectada à fase de preparo onde, no quesito treinamento. Em sua página 49, o Curso de Gerenciamento de Crises do SENASP/MJ assim dispõem:

    "Esse preparo ou aprestamento deve abranger todos os escalões da organização policial, através de uma sistemática de difusão e ensinamento dos princípios doutrinários do gerenciamento de crises, seguidos de treinamento e ensaios que possibilitem o desenvolvimento de habilidades e aptidões em três níveis distintos: o individual, o de grupo e o de sistema."

    Gabarito: Letra "D" [PEDE´SE ANULAÇÃO POR CONTER DUAS RESPOSTAS ERRADAS]

    Fonte : Marcos Girão

  • Justificativa da banca para manutenção do gabarito:

     

    Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. Não procedem os recursos. Salignac (2011) defende o início imediato das negociações na fase de resposta imediata a fim de conter a situação. Ainda segundo o autor, “a instalação do Posto de Comando tem lugar durante a fase da resposta imediata e deve ser uma das primeiras preocupações do gerente da crise, tão logo seja estabilizada a situação”. Ratifica-se, pois, o gabarito apresentado para a questão. Fonte: SALIGNAC. Ângelo Oliveira: Negociação em Crises: atuação policial na busca da solução para eventos críticos. São Paulo: Ícone, 2011.

  • a letra a está errada por que não deve adentrar e ir negociando já logo de cara ,primeiro tem que isolar o local para depois aí sim iniciar a negociaçao

  • Além dessas características essenciais, uma crise pode apresentar outras características peculiares:

    a) Necessidade de muitos recursos para sua solução;

    b) É um evento caótico, de baixa probabilidade de ocorrência, mas graves consequências;

    c) Acompanhamento próximo e detalhado, tanto pelas autoridades como pela comunidade e pela mídia.

    (resposta da letra C)

    Fonte: Gerenciamento de Crise/ Angelo Oliveira Salignac NEGOCIAÇÃO EM CRISES pag. 22

  • O termo negociação esta completamente errado,