II. No modelo cliente-gordo, o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação. As interações com o usuário do sistema ficam a cargo do cliente.
Errado! Motivo: "...o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação". Isso é cliente magro! No caso do cliente Gordo a problemática, regras de negócio, todo cálculo (tudo de atividade PESADA) fica a cargo do cliente. É só pensar em um jogo de vídeo game cujo gráfico e toda lógica (aplicativo ou jogo) fica instalado no PC do pirraia. Ai fica fácil.
III. Ainda que o modelo cliente-gordo distribua o processamento mais eficientemente do que um modelo cliente-magro, o gerenciamento do sistema é mais simplificado.
Errado! Motivo: Nem o cliente magro nem o cliente gordo distribui o processamento de forma eficiente. Um dos dois lados (usuário ou cliente) como o servidor, ficarão sobrecarregados. Para que haja uma eficiente distribuição é necessário dividir essa salada toda em camadas (tiers) que foi proposto mais a frente e que usamos até hoje arquitetura cliente-servidor de 3 ou mais camadas. Isso sim simplifica e agiliza as coisas.
Tipos de Arquiteturas
Camada Única ou Monolítica: fica tudo em uma única camada incluindo de Dados Lógica do Aplicativo e Interface de Usuário. Aqui encontra-se o conceito de terminal burro em que podiam apenas realizar a entrada e exibição de dados.
Arquitetura Cliente-Servidor de duas camadas. Permite que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém o máximo de benefício de cada dispositivo diferente. Servidores, Clientes e Rede são necessários para que a interação ocorra. Clientes iniciam/terminam a comunicação com servidores, solicitando/terminando serviços distribuídos; As arquiteturas cliente-servidor de duas camadas podem ter duas formas: Cliente-Magro ou Cliente-Gordo
As principais vantagens dos clientes magros são: baixo custo de administração; facilidade de proteção; baixo custo de hardware; menor custo para licenciamento de softwares; baixo consumo de energia; resistência a ambientes hosts; menor dissipação de calor para o ambiente; mais silencioso que um PC convencional; mais ágil para rodar planilhas complexas; entre outros.
As principais vantagens dos clientes gordos são: necessitam de requisitos mínimos para servidores; apresenta uma performance multimídia melhor; possui maior flexibilidade; algumas situações se beneficiam bastante, tais como jogos eletrônicos,em que se beneficiam por conta de sua alta capacidade de processamento e de hardware específico.
As principais desvantagens dos clientes magros são: se o servidor der problema e não houver redundância, todos os clientes-magros ficarão inoperantes; necessita de maior largura de banda na rede em que é empregado; em geral, possui um pior tempo de resposta, uma vez que usam o servidor para qualquer transação; apresenta um apoio transacional menos robusto; entre outros.
As principais desvantagens dos clientes gordos são: não há um local central para atualizar e manter a lógica do negócio, uma vez que o código do aplicativo é executado em vários locais de cliente; é exigida uma grande confiança entre o servidor e os clientes por conta do banco de dados; não suporta bem o crescimento do número de clientes.
Arquitetura em 3 camadas: Camada de Apresentação, Camada Lógica do Negócio e Camada de Acesso a Dados. Esse sistema é escalonável, pois é relativamente fácil adicionar novos servidores web quando o número de clientes aumenta. O tráfego de rede é reduzido em comparação com arquiteturas cliente-magro de duas camadas.
Arquitetura Cliente-Servidor em 4 Camadas. Ela surgiu com a ideia de retirar a Apresentação do cliente e centralizá-la em um Servidor Web, não havia necessidade de instalar o aplicativo na máquina do cliente. As camadas são: Dados, Aplicação, Apresentação e Cliente (Navegador Web).