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ID
2358763
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Sobre a arquitetura cliente-servidor, analise as afirmativas a seguir.
I. Em um modelo cliente-magro, todo o processamento da aplicação e o gerenciamento de dados são realizados no servidor. O cliente é responsável simplesmente por executar o software de apresentação.
II. No modelo cliente-gordo, o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação. As interações com o usuário do sistema ficam a cargo do cliente.
III. Ainda que o modelo cliente-gordo distribua o processamento mais eficientemente do que um modelo cliente-magro, o gerenciamento do sistema é mais simplificado.
IV. Uma desvantagem considerável do modelo cliente-magro é que ele impõe uma grande carga de processamento sobre o servidor e a rede. O servidor é responsável por todo o processamento [...].

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    Thin-client (cliente magro) - computador que tem pouco ou nenhum aplicativo instalado, de modo que depende primariamente de um servidor central para o processamento de atividades.

     

    Thick-client (cliente gordo) - computador que tem recursos suficientes para realizar boa parte das operações por si próprio, de forma a depender o mínimo possível de um servidor.

  • Gabarito B

    Muito boa a resposta do amigo Sávio Luiz !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !
     

  • II. No modelo cliente-gordo, o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação. As interações com o usuário do sistema ficam a cargo do cliente.
    Errado! Motivo: "...o servidor é responsável pelo gerenciamento de dados e pela lógica da aplicação". Isso é cliente magro! No caso do cliente Gordo a problemática, regras de negócio, todo cálculo (tudo de atividade PESADA) fica a cargo do cliente. É só pensar em um jogo de vídeo game cujo gráfico e toda lógica (aplicativo ou jogo) fica instalado no PC do pirraia. Ai fica fácil.

    III. Ainda que o modelo cliente-gordo distribua o processamento mais eficientemente do que um modelo cliente-magro, o gerenciamento do sistema é mais simplificado. 
    Errado! Motivo: Nem o cliente magro nem o cliente gordo distribui o processamento de forma eficiente. Um dos dois lados (usuário ou cliente) como o servidor, ficarão sobrecarregados. Para que haja uma eficiente distribuição é necessário dividir essa salada toda em camadas (tiers) que foi proposto mais a frente e que usamos até hoje arquitetura cliente-servidor de 3 ou mais camadas. Isso sim simplifica e agiliza as coisas.

  • Tipos de Arquiteturas

    Camada Única ou Monolítica: fica tudo em uma única camada incluindo de Dados Lógica do Aplicativo e Interface de Usuário. Aqui encontra-se o conceito de terminal burro em que podiam apenas realizar a entrada e exibição de dados.

    Arquitetura Cliente-Servidor de duas camadas. Permite que os recursos sejam compartilhados enquanto se obtém o máximo de benefício de cada dispositivo diferente. Servidores, Clientes e Rede são necessários para que a interação ocorra. Clientes iniciam/terminam a comunicação com servidores, solicitando/terminando serviços distribuídos; As arquiteturas cliente-servidor de duas camadas podem ter duas formas: Cliente-Magro ou Cliente-Gordo

    As principais vantagens dos clientes magros são: baixo custo de administração; facilidade de proteção; baixo custo de hardware; menor custo para licenciamento de softwares; baixo consumo de energia; resistência a ambientes hosts; menor dissipação de calor para o ambiente; mais silencioso que um PC convencional; mais ágil para rodar planilhas complexas; entre outros.
    As principais vantagens dos clientes gordos são: necessitam de requisitos mínimos para servidores; apresenta uma performance multimídia melhor; possui maior flexibilidade; algumas situações se beneficiam bastante, tais como jogos eletrônicos,em que se beneficiam por conta de sua alta capacidade de processamento e de hardware específico.

    As principais desvantagens dos clientes magros são: se o servidor der problema e não houver redundância, todos os clientes-magros ficarão inoperantes; necessita de maior largura de banda na rede em que é empregado; em geral, possui um pior tempo de resposta, uma vez que usam o servidor para qualquer transação; apresenta um apoio transacional menos robusto; entre outros.

    As principais desvantagens dos clientes gordos são: não há um local central para atualizar e manter a lógica do negócio, uma vez que o código do aplicativo é executado em vários locais de cliente; é exigida uma grande confiança entre o servidor e os clientes por conta do banco de dados; não suporta bem o crescimento do número de clientes.

    Arquitetura em 3 camadas: Camada de Apresentação, Camada Lógica do Negócio e Camada de Acesso a Dados. Esse sistema é escalonável, pois é relativamente fácil adicionar novos servidores web quando o número de clientes aumenta. O tráfego de rede é reduzido em comparação com arquiteturas cliente-magro de duas camadas.

    Arquitetura Cliente-Servidor em 4 Camadas. Ela surgiu com a ideia de retirar a Apresentação do cliente e centralizá-la em um Servidor Web, não havia necessidade de instalar o aplicativo na máquina do cliente. As camadas são: Dados, Aplicação, Apresentação e Cliente (Navegador Web).