-
Departamentalização Matricial
É um modelo híbrido, conjuga duas estruturas em uma só. É um somatório da estrutura funcional com a estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.Seu aspecto é parecido com uma matriz. Sua criação foi uma tentativa de tentar conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária. Nesse tipo de estrutura os profissionais estão associados geralmente a um departamento funcional (marketing, finanças, tecnologia, etc...) e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil.
Com isso, você pode estar trabalhando diretamente com seu gerente financeiro, mas também pode responder ao gerente de projeto de lançamento de um produto.
Terá de cumprir tarefas associadas tanto ao seu departamento, bem como colaborar com sua especialidade para que seu projeto tenha sucesso.
Desta forma, a estrutura matricial tem autoridade dual, são dois chefes ou mais por funcionário. Aqui não existe o princípio da unidade de comando estabelecido por Fayol.
Normalmente, este tipo de estrutura é utilizado por organizações que estão envolvidas com projetos que pedem equipes profissionais com especialidades distintas e possam agregar diferentes qualidade de uma maneira mais ágil.
-
Na estrutura matricial o administrador coordena os esforços do pessoal cedido pelas diversas áreas da empresa, algumas vezes com muito pouca autoridade formal. Seu papel dentro da organização de estrutura matricial é de integração e de coordenação das tarefas e assegurar os serviços e recursos fornecidos pelo pessoal de suporte, sobre os quais tem pouca ou nenhuma autoridade formal.
VANTAGENS
Maior estabilidade tanto para a empresa, como para os funcionários;
Maior segurança na execução das tarefas e no relacionamento de pessoas;
Especialização nas atividades desenvolvidas;
Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
Coordenação de equipe de forma mais adequada e coerente;
Permite a integração e desenvolvimento entre funcionários;
Facilidade em conhecer os fatores e os problemas locais;
Permite maior flexibilidade;
Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade;
Melhor atendimento ao cliente e cumprimento dos prazos;
Uso adequado dos vários recursos;
Facilidade na coordenação dos resultados.
DESVANTAGENS
Insegurança das pessoas, desde que a empresa tenha grande crescimento e conseqüente aumento da complexidade;
A comunicação deficiente, isso porque as decisões são normalmente centralizadas nos níveis mais elevados da empresa;
Baixa adaptabilidade;
Preocupação estritamente voltada para uma área deixando de lado outras partes;
Pode provocar problemas humanos de temores e ansiedades;
Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades e treinamento;
Podem existir dificuldades na coordenação do pessoal;
Conflitos de interesse entre chefes funcionais e os chefes divisionais, devido a dupla subordinação.
-
As principais desvantagens desse tipo de estrutura incluem a
dificuldade que surge devido à dupla subordinação dos membros da equipe de
trabalho e do baixo nível de autoridade sentido pelo líder do projeto/produto.
-
GABARITO: LETRA D
Apresenta conflitos de interesses e disputas de poder.
-
Segundo Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.
A departamentalização geográfica ou territorial é o agrupamento de atividades de acordo com os lugares onde estão localizadas as operações.
A departamentalização matricial é um tipo híbrido, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias, geralmente oriundas da junção da departamentalização funcional com a de projetos.
Assim, a razão da necessidade de as instituições terem, atualmente, filiais em diversas cidades ou países, caracteriza a departamentalização geográfica ou territorial, não a matricial.
Segundo Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, a Departamentalização Matricial refere-se à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos, e as principais vantagens de estrutura matricial são:
Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho;
Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente;
Maior desenvolvimento da capacitação profissional;
Maior especialização nas atividades desenvolvidas;
Uso adequado dos vários recursos;
Maior cumprimento de prazos e do orçamento; e
Melhor atendimento aos clientes de projeto.
Prof. Adriano Sá
-
Desvantagens:
-Comunicação Precaria
-Dupla subordinação
-Gera perda de tempo e conflitos
-Dificuldade para apurar responsáveis
-Dificuldade de adaptação
-
A departamentalização matricial é aquela composta por uma estrutura funcional permanente e uma estrutura por projetos. Vejamos cada uma das alternativas:
Alternativa A. Errado. Não existe essa limitação para a departamentalização matricial.
Alternativa B. Errado. A departamentalização matricial possui parte de uma estrutura de projetos, o que significa que realiza esforços temporários para gerar produtos exclusivos.
Alternativa C. Errado. Existe uma boa integração entre as áreas, pois indivíduos de diferentes áreas funcionais atuam de maneira conjunta em alguns projetos.
Alternativa D. Certo. Existe um conflito de interesses provocado pela dupla subordinação (um mesmo empregado é simultaneamente subordinado ao gerente de projetos e ao gerente funcional). Além disso, os gerentes funcional e de projetos disputam maiores níveis de autoridade e de recursos.
Alternativa E. Errado. O cumprimento de prazos e orçamentos não se relacionado ao tipo departamentalização.
Gabarito: D
-
Segundo Duran (2016), a departamentalização matricial é resultado da utilização simultânea de dois ou mais tipos de departamentalização sobre o mesmo grupo de pessoas e possui duas formas de autoridade: a funcional e a de projeto. A grande dificuldade é definir, claramente, o papel de cada um e conciliá-los, pois esse tipo de departamentalização não leva em conta o princípio clássico de unidade de comando estabelecido por Fayol. Desta forma, há um conflito de interesses entre gerentes funcionais e o gerente de projetos.
Logo, alternativa correta D.