-
Sob o enfoque da Qualidade, Takashina e Flores (1995) defendem que um indicador deve ser gerado criteriosamente, de forma a assegurar a disponibilidade dos dados e resultados mais relevantes no menor tempo possível e ao menor custo. Menciona Camargo (2000), quanto a esse aspecto, parâmetros essenciais para a geração de indicadores da qualidade: seletividade ou importância; simplicidade e clareza; abrangência; rastreabilidade e acessibilidade; comparabilidade; estabilidade e rapidez de disponibilidade; baixo custo de obtenção.
-
GAB: A
O indicador de desempenho é um instrumento de gestão utilizado para monitorar produtos, serviços e o desempenho organizacional como um todo. As organizações utilizam essa ferramenta para identificar e acompanhar necessidades de melhoria, avanços e o alcance de metas. Assim sendo, pode-se dizer que os indicadores de desempenho têm duas funções básicas: Gerar informações de como está a situação atual e possibilitar que essas informações sejam comparadas com dados anteriores, a fim de mensurar os resultados.
FONTE: Livro - Administração geral e pública, Giovanna Carranza, 2016.
-
Letra - A
Normalmente o mercado trata indicadores de forma bastante genérica, elevando-os inconscientemente a patamares mais estratégicos. Os indicadores chave de desempenho possuem características únicas, e estão diretamente ligados a estratégia das organizações. Vamos entender um pouco melhor os três tipos de indicadores e suas características a seguir:
Key Result Indicators (KRI) Indicadores chave de resultado traduzem como foi o resultado de algo sob uma determinada perspectiva.
Utilizando uma analogia de instrumentos do painel de um automóvel, o velocímetro seria um KRI, pois informa apenas a velocidade na qual o veículo está se movendo, não cabendo a esse medidor exibir a marcha ou as rotações por minuto que o motor está trabalhando. Um KRI não fornece informação suficiente para a gestão, pois ela precisa saber sobre os RPMs e a marcha atual do veículo, além do consumo de combustível, dentre outras coisas.
Performance Indicators (PI) Indicadores de desempenho dizem o que deve ser feito. Com a analogia do painel de instrumentos do veículo, podemos considerar o medidor de combustível, e o conta-giros como indicadores de desempenho, pois consideradas as suas informações, podemos definir o próximo passo, tal como; se o combustível estiver acabando de forma acelerada, devemos reduzir o giro do motor, que deve ser feito reduzindo a velocidade total do veículo etc. Os indicadores de desempenho são indicadores complementares aos indicadores chave de desempenho.
Key Performance Indicators (KPI) Indicadores chave de desempenho dizem o que a organização precisa fazer para aumentar o desempenho consideravelmente. Deve representar um conjunto de medições que traduzam o desempenho corporativo necessário para sucesso.
(Guia para Formação de Analistas de Processos - Gart Capote 1ª Edição 2011)
http://www.saude.go.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/livro-guia-para-formacao-de-analistas-de-processos.pdf
-
Para Maranhão e Macieira (2004), indicadores de desempenho são dados objetivos que descrevem uma situação, sob o ponto de vista quantitativo.
Maranhão, Macieira (2008) descrevem que os indicadores devem possuir duas características essenciais e outras complementares, a saber:
Construir uma relação entre as variáveis mensuráveis.
Associar o seu resultado a um objetivo preestabelecido.
Representar a satisfação dos clientes, interno e externo (eficácia e seletividade).
Ter custos compatíveis com as decisões (eficiência).
Obtenção dos resultados num tempo compatível com as decisões (oportunidade).
Permitir o registro e recuperação das informações (rastreabilidade).
Ter interpretação clara e simples (simplicidade).
Permitir a aplicação abrangente (generalidade).
Ser comparável com referenciais adequados (comparabilidade).
Permitir a coleta de dados sistemática (sistematização).
-
B) Devem ser interdependentes.
C) Objetividade.
D) Interdependência entre as variáveis.
E) Dados objetivos.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
GABARITO: LETRA A
Segundo Rummler e Brache, um indicador de desempenho é a quantificação de quão bem um negócio (suas atividades e processos) atinge uma meta específica. Sem indicadores de desempenho, não conseguimos medir. E sem medir, não conseguimos gerenciar.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.