SóProvas


ID
2359081
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As cargas de uma estrutura são transferidas para o solo através de uma fundação. A própria fundação é uma estrutura, em geral construída em concreto, aço ou madeira. Um engenheiro deve garantir que a fundação satisfaça certas condições de estabilidade, como: a fundação não deve se romper ou se tornar instável quando sob qualquer tipo de carga prevista; os recalques da estrutura devem estar dentro dos limites toleráveis. Para a análise e o projeto de fundações superficiais há diversas definições dos termos principais. Dentre estas definições, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Espessura de embutimento (Df): espessura do solo, desde o greide acabado (superfície do terreno acabada) até a cota de assentamento, na qual a base da fundação se apoia.
( ) Capacidade de carga última líquida (qu): valor máximo de tensão (acréscimo de tensão, além da tensão geostática inicial) que o solo pode suportar.
( ) Capacidade de carga última bruta (qult): valor máximo de tensão que o solo pode suportar.
( ) Fator de segurança (S): razão entre a capacidade de carga (bruta) ao quadrado e a tensão admissível ou em relação à tensão vertical máxima aplicada.

A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • ERRADA__Fator de segurança (S): razão entre a capacidade de carga (bruta) ao quadrado e a tensão admissível ou em relação à tensão vertical máxima aplicada.

     

    A ruína de qualquer elemento estrutural ocorre quando:

    a) os materiais componentes se deformam e a solicitação (S), resultante da ação do carregamento de ruptura, atinge o valor da resistência na ruptura (R) do elemento ou,

    b) os deslocamentos e/ou rotações são excessivos e impedem seu funcionamento.

    A ruína da construção ocorre quando estes eventos resultam na formação de uma estrutura hipostática.

    A condição fundamental para não ocorrência de ruína, de qualquer elemento de uma população finita ou infinita de elementos estruturais ou de fundação de uma construção, exige que:

    R>S

    Dividindo -se ambos os termos da desigualdade (1) por (S), resulta:

    (R/S) > 1

                                                                                                                                                                                                                          #choranaocoleguinha

  • Alguém sabe a fonte dessa banca?

    Capacidade de carga última BRUTA? Espessura de embutimento?

    Acho que nunca vi na literatura mais comum esses termos...

  • Essa banca arruma uns termos do além, cacete! Não basta estudarmos as normas que já são um saco, temos que adivinhar os termos das profundezas da internet, onde os examinadores se dão o luxo de achar. Triste ter que encarar uma prova dessa porcaria de banca!

  • Fator de segurança (S) é igual a duas vezes a carga admissível útil.