SóProvas


ID
23593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Uma das formas de um banco liberar créditos é usar contas garantidas, cheques especiais e contratos de crédito rotativo. Acerca desse tema, julgue os itens subseqüentes.

Contrato de crédito rotativo é o contrato no qual há a obrigação de amortização durante o pagamento dos juros, que são cobrados mensalmente.

Alternativas
Comentários
  • CROT-Contrato de Crédito Rotativo: é o contrato no qual não há a obrigação de amortização durante o pagamento dos juros,que são pré-fixados e cobrados mensalmente postecipados.
  • O Contrato de Abertura de Crédito Rotativo e um crédito com um limite pré-estabelecido que a empresa utiliza conforme suas necessidades mediante saque único ou repetido. Nos dois casos, os juros são calculados diariamente sobre o saldo devedor e cobrados mensalmente. Podem ter taxas prefixadas ou pós-fixadas. O prazo varia de 30 dias a um ano, tendo a possibilidade de serem quitados por duplicatas, com transferências entre contas ou com outros contratos. entao conclui-se que os juros sao cobrados diariamente nao mensalmente.
  • Crédito Rotativo:
    Como funciona
    Ao receber a fatura do cartão de crédito, o consumidor pode optar pelo pagamento total do valor gasto ou pagar apenas o valor mínimo. Tudo aquilo que não foi pago é jogado para a próxima fatura e sobre esse valor incide uma taxa de juros. O grande problema é que as taxas cobradas pelas administradoras do cartão são bem altas. Por isso, quem gasta mais do que pode pagar e não consegue quitar a dívida total com o cartão de crédito, tem dificuldades para quitar o débito, que se torna cada vez maior.
    Dito de outro modo, quem faz o pagamento mínimo ou outra porcentagem inferior ao valor total da fatura está contratando um financiamento. Como isso nunca é dito claramente pelas operadoras de cartão, fica a sensação de que o crédito rotativo é apenas um serviço para “ajudar” o cliente. E é justamente neste ponto que consumidores se enredam em dívidas impagáveis e as administradoras lucram.
    Os juros cobrados
    Além dos juros cobrados serem altos, as administradoras dos cartões não costumam ser claras sobre o funcionamento dessas taxas. Assim, os clientes normalmente desconhecem as taxas que serão cobradas caso utilize o crédito rotativo.
    Quando o consumidor adquire um cartão de crédito no mercado, é calculado o limite que ele poderá utilizar e as taxa de juros que serão cobradas. Como a administradora do cartão não pode prever quando e quanto o cliente usará do crédito, os juros são calculados sobre o valor total do limite e, por isso, são tão altos. Em geral, quando fazemos um financiamento as taxas são calculadas com base no valor do financiamento, período para quitação e risco da operação. Nesse caso, no entanto, os juros levam em conta o valor máximo do limite de crédito.
    Cuidados com o Crédito Rotativo
    Para evitar o endividamento, as novas regras, estabelecidas pelo Banco Central, para funcionamento dos cartões de crédito estabelecem que o pagamento mínimo da fatura seja de 15% a partir de 1º de junho de 2011 e aumente para 20% a partir de dezembro de 2011. Com pagamentos maiores, o BC acredita que as dívidas se tornem menores e, por isso, mais fáceis de quitar.
    http://creditoedebito.com.br/financiamentos-e-emprestimos/credito-rotativo/

  • Contrato de crédito rotativo não tem obrigação de amortização durante o pagamento dos juros.

  • Trata-se de um tipo de crédito para pessoa física ou jurídica que pode ser utilizado de acordo com as necessidades de cada pessoa. O crédito rotativo funciona como um empréstimo de emergência, parecido com o cheque especial, que é cada vez menos usado.

    Entre suas principais características, podemos destacar:

    1. Antes do crédito rotativo existir, é feita uma análise para verificar as condições financeiras e possibilidade de pagar os limites;
    2. O valor do crédito disponível aumenta e diminui de acordo com a quantidade de dinheiro utilizada e paga;
    3. Ele pode ser usado repetidamente;
    4. Pode ser utilizado ou retirado até o limite de crédito pré-aprovado;
    5. Você pode pagar o valor em parcelas ou integralmente quando preferir.

  • Juros + IOF