SóProvas


ID
2359684
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um adolescente de 17 anos, com dores abdominais e mal-estar, foi até um Hospital Universitário acompanhado de sua genitora, onde, após ser avaliado por médico, foi indicado internação por se tratar de suspeita de uma virose. A genitora relatou que não poderia acompanhar a internação do filho, pois teria que retornar ao seu trabalho, e disse ainda que por ele já ter 17 anos de idade, teria total condição de ficar sozinho. De acordo com a Lei 8069/90, qual é o procedimento que o assistente social do hospital deve adotar?

Alternativas
Comentários
  •         Art. 12.  Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.          (Redação dada pela Lei nº 13.257, de 2016)

  • De acordo com o ECA, as instituições de saúde devem o fornecer condições aos pais para o acompanhamento da criança e adolescente no período de internação inclusive nos centros de terapia intensiva. Entretanto, a referida lei não obriga os pais/responsaveis de sua permanência e sim atribui enquanto direito da criança. Tal questão seria cabível de recurso.

  • É um direito das crianças e dos adolescentes, não uma obrigação dos pais.

  • De acordo com a Lei 8069/93

    " Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.  "

    Ou seja, trata-se de um direito que a criança e o adolescente possui e não uma obrigação de um dos pais ou responsável.

    Essa questão, ao meu entendimento, seria passível de recurso.