SóProvas


ID
2359690
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Reforma Psiquiátrica está alicerçada no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo seus princípios norteadores: saúde, como um direito fundamental e dever do Estado, enfatizando o acesso universal na atenção em saúde mental com base em integralidade, intersetorialidade, equidade, universalidade, igualdade e no controle social. Com base na afirmativa, assinale a alternativa correta que corresponde à função do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Alternativas
Comentários
  • A " intersetorialidade" foi a diferença entre a alternativa "C".
  • Fiquei na dúvida entre A, C e E.

    O que diferencia a letra A da letra E é rede básica, enquanto que a letra A é rede de alta complexidade. E entre  C e E o que diferencia é Que na C diz setorial (errado) e na E diz intersetorial (certo).

  • Os CAPs fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial instituída pela Portaria nº 3.088/2011, cuja finalidade é a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). E um dos seus componentes é a Atenção básica em saúde que efetiva a diretriz de desenvolvimento de atividades no território. Na portaria nº 336/2002 apresenta como característica do CAPs desempenhar o papel de regulador da porta de entrada da rede assistencial no âmbito do seu território e/ou do módulo assistencial. A integralidade faz parte dos princípios que norteiam o Sistema ùnico de Saúde (SUS) assumindo posição importante nas discussões presentes desde a década de 1970, com as manifestações pela redemocratização do País e pelo Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, ganhando destaque como uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sob a denominação de "atendimento integral". Tal diretriz tem sua relevância, já que vai contra a formação médica de base flexneriana, reducionista, que privilegia a especialização. Nesse sentido, esse conceito passa a ser um dos princípios que direcionam e ampliam as ações de saúde na busca de uma transformação no modelo de atenção, e sua incorporação possibilita o questionamento do paradigma biomédico, bem como uma crítica das práticas de saúde. [Cíntia Nasi; Adriana Serdotte Freitas Cardoso; Jacó Fernando Schneider; Agnes Olschowsky; Christine Wetzel, 2009]

  • foi a rede básica que excluiu a opção A, tornando a leta 'E' correta

  • A intersetorialidade é um dos diferenciais da 4a Conferência Nacional de Saúde Mental, que ocorreu em 2010. A próxima está prevista para maio de 2022 e haja espaço para falar de tanto desmonte do governo federal na Saúde Mental.