SóProvas


ID
2359900
Banca
IBADE
Órgão
SEJUDH - MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A sondagem gastrintestinal é um procedimento bastante realizado nas unidades hospitalares podendo ter várias finalidades. A respeito desse procedimento analise as afirmativas a seguir.

I. A determinação do comprimento da sonda nasoentérica é feita medindo a distância da ponta do nariz até o lobo da orelha e do lobo da orelha até a extrem idade do processo xifoide, acrescentando de 20 a 25 cm.

II. A sonda de Levin é uma sonda nasogástrica que mede 120cm de comprimento, radiopaca, com luz dupla, empregada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio.

III. A sonda de Salem é uma sonda de borracha, com luz única, muito usada nas emergências e ambientes de cuidados intensivos para tratar varizes esofágicas hemorrágicas.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Sonda de Levin- é de plástico com orifícios laterais próxima as pontas.Apresenta luz única,  são usadas para remover líquidos e gazes do trato gastrointestinal superior e obter uma amostra  do conteúdo gástrico e administrar medicamentos e alimentos no trato gastrointestinal.

  • As sondas nasoenterais por serem bastante maleáveis, têm um guia metálico e flexível é utilizado para facilitar sua introdução nasal além de serem radiopacas para a confirmação radiológica da localização da sonda. A medida da sonda deve ser realizada da seguinte forma: do nariz ao lóbulo da orelha, descer até até o apendice xifóide e acrescentar mais 20 a 25 cm a essa medida (algumas literaturas falam em acrescentar 10cm). A primeira afirmativa é verdadeira.

    A sonda nasogástrica é introduzida através do nariz ou boca até o estômago. As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B). A Sonda de Levin tem uma luz (14 a 18Fr) e tem 125 cm de comprimento. Possui uma luz única, manufaturada com plástico ou borracha, com aberturas localizadas próxima à ponta; as marcas circulares contidas em pontos específicos da sonda servem como guia para sua inserção. A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior em adultos, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrintestinal. A segunda afirmativa é falsa.

    Sonda gástrica simples, ou sonda de reservatório gástrico ou Salem é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio. A sonda utilizada para inflar balões é a Sengstaken-Blakemore (S-B). A terceira afirmativa é falsa.


    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. 1ª edição, 2013.

    Luz MF. Enfermagem fundamentos técnicos do cuidar. Rio de Janeiro. Imperial Novo Milenio. 2010.

    Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.
  • A alternativa correta é a A

  • sonda de Levine: é uma das mais usadas, existindo no mercado tanto tubos de plástico como de borracha, com orifícios laterais próximos à ponta; são passadas normalmente pelas narinas. Apresenta uma única luz (números 14 a 18). A sonda é usada para remover líquidos e gases do trato gastrintestinal superior em adultos, obter uma amostra do conteúdo gástrico para estudos laboratoriais e administrar alimentos e medicamentos diretamente no trato gastrintestinal. 

    A colocação da sonda pode ser checada depois de colocada aspirando-se o conteúdo gástrico e checando-se o ph do material retirado. O ph do aspirado gástrico é ácido (± 3); o ph do aspirado intestinal (± 6,5), e o ph do aspirado respiratório é mais alcalino (7 ou mais). Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; 

    Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; 
     

  • 20 a 25? Não seria 10?!

  • Prezados colegas, segue um pequeno complemento.

     

    SONDA DE LEVINE

     

    sondagem nasogástrica é frequentemente utilizada no ambiente hospitalar. Neste procedimento, utilizamos uma sonda de Levine onde introduzimos a mesma através da boca ou nariz até o estômago com a finalidade de estabelecer via pérvia para alimentação e/ou administração de medicamentos ou para alívio de distensão abdominal por meio de drenagem de conteúdo gástrico.

    A sonda nasogástrica é feita de PVC e é transparente, flexível e atóxico. Ela não é radiopaca e não possui fio guia.

     

    Indicação:

     

    Descompressão estomacal;

    Diagnosticar motilidade intestinal;

    Prevenção de distensão abdominal no pós cirúrgico;

    Administração de dietas ou medicações;

    Obter amostras de materiais gástricos para exames;

    Remover substâncias tóxicas ingeridas;

    Remover gás e secreções do estômago;

    Controlar sangramento gástrico;

    Dificuldade para deglutição.

     

    Pode ser utilizada:

     

    Aberta: drenagem de conteúdo gástrico e gases.

     

    Fechada: Administração de medicamentos e dietas.

     

     

    Contraindicações:

     

    Atresisas e estenoses de esôfago;

    Varizes esofagianas sem sangramento (a sonda pode ferir as varizes ou deslocar coágulos tamponantes);

    Pós operatório de cirurgia realizada via transnasal;

    Traumas de base de crânio;

    Fraturas de face;

    Fístulas nasais;

    Restrições anatômicas;

    Lesões de mucosas orais ou nasais por ingestão cáustica.

     

    http://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/02/07/sondagem-nasogastrica/

  • Item correto:


    I. A determinação do comprimento da sonda nasoentérica é feita medindo a distância da ponta do nariz até o lobo da orelha e do lobo da orelha até a extrem idade do processo xifoide, acrescentando de 20 a 25 cm.

  • essa questão deve ter sido anulada essa medição da SNE não se usa mais.

  • Para mim item I está incorreto. Procurando nas literaturas achei um POP do HU, a qual diz " medir a sonda da ponta do nariz ao lóbulo da orelha até o apêndice xifoide e dai mais 3 cm marcando com esparadrapo"

     

     

  • Não adianta ninguém falar se acha "certo" ou "errado", tudo depende da literatura utilizada.Se a informação estiver no livro, então está correto.

    Acredito que essa banca utilizou o BRUNNER e SUDDARTH (2013), pois o texto é semelhante às informações descritas nessa bibliografia.

    Medição da sonda:

    SNG= acrescentar 15 cm

    SNE= acrescentar 20 a 25 cm

    Sonda de levin: unico lumen

    Sonda de Salem: Duplo lumen

    Sonda que trata varizes esofágicas é a blakemore sengstaken.

    GABARITO: A