GAB: B
a)Na medida em que se sobe na escala hierárquica, o volume de autoridade do administrador aumenta.
b) A autoridade é um poder formal, ou seja, o direito de dar ordens, de comandar outros; a maneira considerada pelo possuidor dessa autoridade, como adequada para a realização dos objetivos da empresa ou do órgão.
c) Na hierarquia verticalizada, a autoridade flui da base até o topo da organização, sendo que as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.
d)Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam.
A autoridade depende das posições hierárquicas, e não das pessoas.
e) A organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados. Daí o princípio da hierarquia.
O princípio da hierarquia ou princípio escalar divide a organização em camadas ou níveis de autoridade.
FONTE: Introdução à Teoria Geral da Administração, Idalberto Chiavenato, vol. 1, ed. 2001.
Chiavenato, 2003 - pág. 158
Autoridade
A autoridade se distingue por três características:
a. Autoridade é alocada em posições da organização e não em pessoas. Os administradores têm autoridade devido às posições que ocupam. Outros administradores nas mesmas posições têm a mesma autoridade.
b. Autoridade é aceita pelos subordinados. Os subordinados aceitam a autoridade dos superiores porque acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização, de dar ordens e esperar o seu cumprimento.
c. Autoridade flui abaixo por meio da hierarquia verticalizada. A autoridade flui do topo até a base da organização e as posições do topo têm mais autoridade do que as posições da base.