SóProvas


ID
2360224
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                     O retrato

                                                       (Ivan Angelo)

      O homem, de barba grisalha mal-aparada, vestindo jeans azuis, camisa xadrez e jaqueta de couro, sentou-se no banquinho alto do balcão do botequim e ficou esperando sem pressa que o rapaz viesse atendê-lo. O rapaz fazia um suco de laranjas para o mecânico que comia uma coxa de frango fria. O homem tirou uma caderneta do bolso, extraiu de dentro dela uma fotografia e pôs-se a olhá-la. Olhou-a tanto e tão fixamente que seus olhos ficaram vermelhos. Contraiu os lábios, segurando-se para não chorar; a cara contraiu-se como uma máscara de teatro trágico. O rapaz serviu o suco e perguntou ao homem o que ele queria. O homem disse “nada não, obrigado”, guardou a foto, saiu do botequim e desapareceu.

Ao afirmar que o homem olhou a fotografia “tanto e tão fixamente”, o narrador descreve, por parte do personagem, uma atitude de:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

     

    É uma questão meio de chute pois não sabemos o que passa na cabaça do homem, poderia ser de desprezo, desgosto ou atenção, creio que a unica que não poderia ser é de Relaxamento. 

     

    Mas muitas vezes temos que contar um pouco com a sorte. Vivendo e apredendo, o negocio é tentar fazer o maximo de questão possivel para aprender as artemanha destas bancas. 

  • marquei desgosto, só depois reparei no trecho

    “tanto e tão fixamente” --> essa parte indica ATENÇÃO (letra c)

  • O fato de ter olhado fixamente denota a total atenção que teve para com a fotografia. Percebam que "desgosto" seria um juízo de valor.