Alternativa: B
Rio das Velhas: é um rio brasileiro do estado de Minas Gerais. Suas nascentes estão localizadas na Cachoeira das Andorinhas, município de Ouro Preto, sendo o maior afluente em extensão do rio São Francisco, desaguando neste em Barra do Guaicuí, no município de Várzea da Palma.
Rio Sarapuí: é um rio do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Já se chamou "Guimbu". Os seus afluentes principais são os rios Socorro, Dona Eugênia e da Prata, as valas Bom Pastor, Jardim Gláucia, dos Teles, Bananal, Gaspar Ventura, os canais do Peri Peri e do Rocha e o Valão Coletor Jardim Gramacho. Juntamente com o Rio Iguaçu, forma a Bacia Hidrográfica do Iguaçu/Sarapuí. Deságua no Rio Iguaçu, no município de Duque de Caxias [RJ], na região da Baixada Fluminense. Passa pelos municípios de Nilópolis [RJ], Duque de Caxias [RJ], Mesquita [RJ], Rio de Janeiro [RJ], São João de Meriti [RJ] e Belford Roxo [RJ]. No futuro, terá, às suas margens, a via expressa Transbaixada [RJ].
Rio Abaeté: é curso de água do estado de Minas Gerais, Brasil, que desagua no rio São Francisco, e que passa pelo município de São Gonçalo do Abaeté. É um rio com garimpo de diamantes e que possui fortes correntezas. A nascente deste rio fica na Mata da Corda.
Rio Paracatu: é um curso de água do estado de Minas Gerais, no Brasil. É o mais caudaloso afluente do rio São Francisco. Tem, por cabeceiras, duas veredas na serra de São Braz, prolongamentos da serra da Marcela, denominadas Cana Brava e riacho do Cavalo, as quais se reúnem na fazenda de São Braz.
Pela margem direita, ele recebe os rios Banabuji, Taboca, Tamanduá, Prata, Verde, Troncos, Catinga, Campo Grande, Soninho, Sono Grande e Gameleira; e pela esquerda, os rios Biboca, Santa Catarina, Escuro Grande, Santa Isabel, córrego Rico, Boa Sorte, Bezerra, São Pedro, Preto (que é o maior de seus afluentes), Santa Tereza, Santa Fé, Santo Antônio, Cana Brava e outros de pequeno curso.