SóProvas


ID
2360278
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   RESPEITO À DIVERSIDADE

A polêmica em torno do comercial do Boticário para o Dia dos Namorados, o debate a respeito da chegada de refugiados haitianos e africanos ao Brasil e as manifestações religiosas de católicos e evangélicos no dia de Corpus Christi são alguns fatos recentes que evidenciam a urgência de um exercício da diversidade no país. Se a população brasileira abriga segmentos que pensam diferente a respeito de religião, tradição, costumes, política e organização familiar, precisa encontrar caminhos para que essa multiplicidade cultural não gere conflitos nem comportamentos agressivos. Fatos recentes, especialmente os relacionados com as reações preconceituosas à acolhida aos haitianos, demonstram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. A liberdade de manifestação foi contagiada por alguns exageros. Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções, e essas devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. Ressalte-se também que nenhuma sociedade será homogênea a ponto de fazer com que todos pensem da mesma forma sobre os mais variados assuntos, especialmente na área dos costumes.

Ao contrário, é a diversidade de comportamentos e de pontos de vista que dá sentido a uma comunidade em que prevaleça o respeito à democracia. Tanto que ninguém deve ser submetido a constrangimentos por, supostamente, ser considerado conservador ou retrógrado em relação a inovações ou mudanças nas formas de relacionamento. O respeito, no entanto, somente será completo se for marcado pelo sentimento de reciprocidade. Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuais e coletivos, é indispensável pregar e exercitar a tolerância, para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. Essa é uma missão educadora das comunidades, das famílias, das escolas e das instituições.

Disponível em:<http://wp.clicrbs.com.br> . Acesso em: 13 jul. 2016. [Adaptado] 

Considere o trecho:

Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

A palavra destacada apresenta-se em sentido 

Alternativas
Comentários
  •  d)

    conotativo e imprime valoração positiva ao substantivo a que se refere. 

  • Denotativo = Dicionarizado
    Pétrea = de pedra; muito resistente.

  • A expressão “pétrea” que, segundo o dicionário, quer dizer “eterno, perpétuo.” ou “De pedra. Referente a pedra. Duro.”, não está sendo empregada com a semântica que lhe é primitiva, vez que, ao se relacionar com o substantivo “norma”, como também julgando sua inserção no resto do contexto onde somos requisitados a interpretar o que ela representa no sintagma, resta evidente o caráter não-literal atribuído à tal expressão, remetendo-nos a uma conotação de caráter positivo junto ao termo com o qual se relaciona (“norma”).

    http://www.iapcursos.com/publicacoes/show_news.php?subaction=showfull&id=1474288812&archive=&template=iapresp

  • Conotativo é o sentido que damos a uma palavra em função de seu contexto, que não corresponde ao seu significado literal.

    sentido conotativo, também chamado de conotação, é parte da chamada linguagem figurada em Língua Portuguesa.

  • NORMA         PÉTREA.

       Subs.          PEDRA

     

    A norma não é de pedra (por isso conotativo). Refere-se apenas a rigidez da norma.

  • Quero ver alguém conseguir responder se é negativo ou positivo
  • d)

    conotativo e imprime valoração positiva ao substantivo a que se refere. 

    Positivo, pois a expressão "norma pétrea" faz alusão ao texto constitucional e por isso valor positivo.

  • Colega Marcos,

    A palavra positivo também pode significar "que demonstra intenção ou disposição de colaborar, de ser útil; construtivo.", assim como negativo também tem sentido de "que não provoca efeito; inócuo".

    Desse modo fica fácil compreender que "pétrea" contribuiu com uma valoração positiva ao substantivo "norma".

  • Pétrea é como pedra, imudável e perpétuo.

     

  • É vivendo e aprendendo. Por mais incrível que pareça não me atentei a esse detalhe !