SóProvas


ID
2360854
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No âmbito da psicopatologia, existem alguns transtornos nomeados de transtornos de ansiedade. Um deles se caracteriza por envolver breves períodos de ansiedade espontânea excepcionalmente intensa, que vão e vêm subitamente, via de regra durando apenas alguns minutos, com ocorrência imprevisível.
Considerando a descrição clínica apresentada, assinale a alternativa que corresponde à denominação do referido transtorno.

Alternativas
Comentários
  • http://www.psiqweb.med.br/site/DefaultLimpo.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassificacoes=224

    DSM.IV

    (na CID.10 é F40.0) - 300.01 - TRANSTORNO DO PÂNICO - DSM.IV


    A característica essencial do Transtorno de Pânico é a presença de Ataques de Pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos 1 mês de preocupação persistente acerca de ter um outro Ataque de Pânico, preocupação acerca das possíveis implicações ou conseqüências dos Ataques de Pânico, ou uma alteração comportamental significativa relacionada aos ataques (Critério A). 

    Um Ataque de Pânico inesperado (espontâneo, não evocado) é definido como aquele que não está associado a um ativador situacional (isto é, ocorre "vindo do nada").

  • Segundo o DSM-V:

    No transtorno de pânico, o indivíduo experimenta ataques de pânico inesperados recorrentes e está persistentemente apreensivo ou preocupado com a possibilidade de sofrer novos ataques de pânico ou alterações desadaptativas em seu comportamento devido aos ataques de pânico (p. ex., esquiva de exercícios ou de locais que não são familiares). Os ataques de pânico são ataques abruptos de medo intenso ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados de sintomas físicos e/ou cognitivos. Os ataques de pânico com sintomas limitados incluem menos de quatro sintomas. Os ataques podem ser esperados, como em resposta a um objeto ou situação normalmente temido, ou inesperados, significando que o ataque não ocorre por uma razão aparente.

    .

    Ataques de pânico recorrentes e inesperados. Um ataque de pânico é um surto abrupto de medo intenso ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos e durante o qual ocorrem quatro (ou mais) dos seguintes sintomas:
    Nota: O surto abrupto pode ocorrer a partir de um estado calmo ou de um estado ansioso.
    1. Palpitações, coração acelerado, taquicardia.
    2. Sudorese.
    3. Tremores ou abalos.
    4. Sensações de falta de ar ou sufocamento.
    5. Sensações de asfixia.
    6. Dor ou desconforto torácico.
    7. Náusea ou desconforto abdominal.
    8. Sensação de tontura, instabilidade, vertigem ou desmaio.
    9. Calafrios ou ondas de calor.
    10. Parestesias (anestesia ou sensações de formigamento).
    11. Desrealização (sensações de irrealidade) ou despersonalização (sensação de estar distanciado
    de si mesmo).
    12. Medo de perder o controle ou “enlouquecer”.
    13. Medo de morrer.

     

  • Ataque de pânico não é, necessariamente, transtorno de pânico. As características definidas no enunciado são dos ataques de pânico, mas estes podem acompanhar diversos outros transtornos, inclusive o TEPT e o TAS. Acertei a questão, mas é preciso muito cuidado para não confundir e achar que ataques de pânico e transtorno de pânico são sinônimos. Ataques de pânico são somente um dos muitos sintomas de vários transtornos.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E

  • Considerando o que a @mariaadnoliveira apontou, não considerei a E como uma alternativa possível e a questão se tornou muito confusa para mim.

    Creio que as bancas deveriam possuir mais cautela ao elaborar questões de psicologia, principalmente da temática de psicopatologia, uma vez que os erros percebidos não são raros.