SóProvas


ID
2360932
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O controle de constitucionalidade é destacado tema de estudo no direito constitucional, vez que a dessintonia da ordem jurídica com o Texto Maior produz muitos reflexos danosos para todo o ordenamento. Quanto a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  GAB a)

    A mudança na interpretação constitucional pode caracterizar o efeito da inconstitucionalidade superveniente, uma vez que, em o padrão de significado constitucional ou do ato legislativo submetido a controle sendo alterados pelo intérprete, determinada norma que, na interpretação anterior, era considerada constitucional, doravante, com a mudança interpretativa, poderá ser tida por inconstitucional.

  • Gabarito - A

    B) Acredito que o erro seja sobre a questão dos legitimados. Eis que o rol é igual.

    C) Incorreta a afirmação que não há muita ênfase no controle concentrado na CF88

    D) Parâmetro de controle é a CF atual.

    E) Pode ter a possibilidade discussão mediante controle concentrado.

     

  • questão dificil

  • Inconstitucionalidade superveniente: inconstitucionalidade que surge em momento posterior à edição do ato, a partir da alteração superveniente dos padrões normativos que lhe servem de parâmetro de controle de constitucionalidade. Ou seja, o ato era constitucional, mas passa a apresentar antinomia em face de alguma norma constitucional cuja vigência tenha se iniciado posteriormente.

    Pode ocorrer em razão de: a) nova constituição; b) reforma constitucional; c) mutação constitucional.

     

    STF não aceita a tese de inconstitucionalidade superveniente, já que toda antinomia entrenormas constitucionais posteriores e infraconstitucionais anteriores é questão de direito intertemporal, resolvida pelo critério cronológico, com a simples revogação do ato mais antigo. EXCEÇÃO: mutação constitucional, que é o caso da questão, pois ocorrer apenas mudança de entendimento, e não o parâmetro em si. 

     

  • ESTUDANDO HÁ ALGUMAS HORAS RESOLVI FILTRAR QUESTÕES FÁCEIS, KKK, a questão derruba muito candidato inclusive eu, pois, ao saber que não foi adotado pelo STF a inconstitucionalidade superveniente, elimina a letra A automaticamente, sendo que esta, conceituou o que o que é a referida inconstitucionalidade. várias questões do mesmo molde é cobrado.

  • Horrível essa questão, pior banca que já vi!

  • GABARITO: LETRA "A".

     

    "A alteração do parâmetro constitucional, quando o processo ainda está em curso, não prejudica o conhecimento da ADI. Isso para evitar situações em que uma lei que nasceu claramente inconstitucional volte a produzir, em tese, seus efeitos". STF. Plenário. ADI 145/CE, Rel. Min. Dias Toffoli, julgado em 20/6/2018 (Info 907).

     

    Comentários DIZER O DIREITO: 

     

    Constitucionalidade superveniente seria, portanto, a possibilidade de uma lei ou ato normativo inconstitucional ao tempo de sua edição se tornar constitucional a partir da promulgação de novo texto constitucional. Como já dito, a constitucionalidade superveniente não é aceita pelo STF. Isso porque a norma inconstitucional é nula desde o seu nascedouro, não podendo ser convalidada com a alteração do parâmetro constitucional. Adota-se o princípio da contemporaneidade para se analisar a constitucionalidade da norma.

  • Quanto à letra E o STF tem admitido ADPF (que é instrumento para controle concentrado), visando discutir norma pré-constitucional, inclusive já revogada. ADPF 33 e ADPF 84  


  • É importante compreender a questão e não confundir os conceitos de  inconstitucionalidade superveniente com interpretação superveniente. O primeiro entende que não pode haver juízo de constitucionalidade de norma pretérita ao parâmetro de constitucionalidade operando-se uma analise de recepção ou não da norma objeto de analise(é portanto incorreto chamar uma norma anterior a constituição de inconstitucional, pois o STF não admite inconstitucionalidade superveniente). Já no segundo caso tem-se uma inconstitucionalização progressiva (aqui trata-se de controle de constitucionalidade) e a norma é posterior ao parâmetro o que se altera é a interpretação que lhe é atribuída.


    Alguns doutrinadores tratam o tema com outra nomenclatura:


    Inconstitucionalidade superveniente de acepção moderna : parâmetro posterior. É admitida pelo STF(controle de constitucionalidade)


    Inconstitucionalidade superveniente de acepção clássica : parâmetro anterior não é admitida pelo STF

  • Sem duvida que a letra A esteja certa.

    Mais a letra E abre espaço para questionamento, pois, o examinador ao incluir a locuçao "controle concentrado" induz o candidato a erro, pois, podera entender pela ADI (errado) e pela ADPF (certo), trazendo insegurança na interpretaçao a que se espera do examinador.

  • Lí a primeira assertiva e nem li as demais.

  • A letra C está errada porque A Constituição de 1988 conferiu ênfase, portanto, não mais ao sistema difuso ou incidente, mas ao modelo concentrado, uma vez que, praticamente, todas as controvérsias constitucionais relevantes passaram a ser submetidas ao Supremo Tribunal Federal, mediante processo de controle abstrato de normas. Na CF/88 a ênfase maior foi ao controle concentrado.