As equipes de trabalho ou grupos de trabalho tem aumentado nos últimos anos. O primeiro aspecto de uma equipe é que ela tem que ter os mesmos objetivos que são comuns a todos, não só fazer parte de um departamento. O segundo se refere à responsabilidade, ou seja, em quem recai a execução das atividades para atingir a finalidade. O terceiro seria o objetivo compartilhado. Devendo haver um esforço e comprometimento.
Existem estágios de desenvolvimento das equipes, que não necessariamente segue um padrão ou passos definidos, podendo passar por uns e depois voltar antes de ir para outro. Podemos citar cinco etapas: 1) Formação; 2) conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração.
1) Na formação se inicia os contatos entre os membros, identificação, forma de contribuir com os objetivos da equipe.
2) O conflito se dá através do processo de ajuste ou negociação. O que depende das características de personalidade e cada um. Porém, o conflito não quer dizer que será sempre como uma “guerra”. Pode ser apenas disputa, discordância entre eles.
3) Já Normatização é um termo utilizado para revelar as relações mais próximas entre os componentes, o diálogo espontâneo, troca de informações e tolerância diante de opiniões opostas.
4) O Desempenho é o quarto estágio que indica a evolução da equipe nas suas tarefas e objetivos alcançados. A forma que encontraram para sobreviver a todas as adversidades e chegar ao sucesso.
5) A Desintegração se dá quando as equipes formadas alcançaram seus objetivos e não existe mais razão para que os membros continuem juntos ou ligados.
Espero ter ajudado!
Fonte: https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/grupos-e-equipes-de-trabalho-nas-organizacoes © Psicologado.com