SóProvas


ID
2361520
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca do problema econômico fundamental da escassez e da escolha, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) Errado, a escassez decorre da quantidade limitada de recursos
    B) A escassez nao foi superada, talvez amenizada
    C) CERTO
    D) Errado, recursos produtivos limitados, associados às necessidades humanas ilimitadas, gera a escassez de bens
    E) Quanto mais rica uma sociedade, maior seu nível de consumo; consequentemente, nessas sociedades, o problema da escassez e da escolha tende a ser menos grave que em países pobres

    bons estudos

  • Direção Concursos: A economia vai estudar qual seria o melhor jeito de satisfazer a mais necessidades humanas com os recursos limitados que temos. Ou seja, ela é uma ciência que estuda como utilizar os recursos escassos para atender às necessidades humanas ilimitadas.

    Letra C: certa - decidir quais bens serão produzidos (pois os recursos são escassos) e quais necessidades serão atendidas (pois as necessidades humanas são ilimitadas)

    Direção Concursos: Escassez é diferente de pobreza. Pobreza significa a falta daquilo que é estritamente necessário para sobreviver. Ou seja, ser pobre é ser carente de bens e serviços essenciais. Já a escassez significa ter mais desejos do que formas de satisfazê-los. Quaisquer sociedades, mesmo as mais ricas, enfrentam o problema da escassez. Eles também não conseguem atender a todas as suas necessidades, pois tem desejos ilimitados que não conseguem ser atendidos pelos bens e serviços disponíveis.

    Letra E: errada

    Nogami: O que, como e para quem produzir não seriam problemas se os recursos fossem ilimitados. Tampouco haveria importância se a mão de obra e as matérias-primas fossem combinadas e utilizadas de forma pouco produtiva. Conforme Samuelson (1975, p. 20), “desde que todos pudessem ter tudo o que desejassem, não importaria a maneira pela qual os bens e as rendas fossem distribuídas entre diferentes indivíduos e famílias”.

    Não haveria, então, bens econômicos, isto é, bens que são relativamente escassos, e dificilmente haveria necessidade de estudar-se Economia ou como “economizar”.

    Somente devido à escassez de recursos em relação às ilimitadas necessidades humanas é que se justifica a preocupação de utilizá-los da forma mais racional e eficiente possível.

    Sandroni: Em termos econômicos, a escassez surge do pressuposto de que as necessidades humanas são infinitas, ao passo que os bens ou os meios de satisfazê-las são sempre finitos.

    Letra A: errada - A escassez de recursos produtivos decorre da existência de quantidade limitada de recursos em relação às necessidades humanas infinitas.

    Letra D: errada - Recursos produtivos limitados associado a necessidades humanas limitadas, gera escassez.