Ao meu ver (Com base no ciclo da Gestão de Políticas Públicas):
A) Corresponde a avaliação, mas focada na eficácia da ação
B) Relacionada com a etapa de formulação de alternativas, na qual há o levantamento das soluções e caracterização destas (análise de produtividade)
C) Ligada à fase da formulação de agenda, pois será definido o que pretende-se atingir (planejamento)
D) Tomada de decisão, pois verifica-se a escolha do melhor caminho a ser tomado (com base nos dados medidos - resultados - ou previstos)
E) GABARITO. Corresponde a etapa de avaliação da viabilidade econômica, por comparar custos, seus benefícios e proporcionar o feedback.
Existem dois tipos de análises: a análise custo-benefício e a análise custo-efetividade. A primeira é bastante simples de se compreender e, de certa forma, todos a fazemos em nossas vidas particulares.
A análise custo-benefício (ACB) busca comparar, como o próprio nome diz, os benefícios que recebemos contra os custos que tivemos. Assim, todo projeto ou política que possa ser analisado de forma econômica monetária (dinheiro), podemos utilizar este tipo de análise.
Já a análise custo efetividade (ACE) é mais adequada a situações em que essa mensuração monetária não é possível ou não é adequada. Sua particularidade radica em comparar os custos com a potencialidade de se alcançar mais eficaz e eficientemente os objetivos não expressáveis em moeda.