SóProvas


ID
2361610
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o valor predominante encontrado nos documentos que compõem o arquivo corrente.

Alternativas
Comentários
  • quivística (2005, p.163) “Valor atribuído a um documento em função do interesse que possa ter para a entidade produtora e outros usuários, tendo em vista a sua utilidade para fins diferentes daqueles para os quais foi originalmente produzido”. Schellenberg (2004, p.181) já tem outra visão sobre o valor secundário, corrobora essa posição através de dois aspectos: “a) a prova que contêm da organização e de funcionamento do órgão governamental que os produziu; b) a informação que contêm sobre pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. com o orgão governamental haja tratado”. Um dos questionamentos levantado pelos dois autores sobre o valor probatório “valor intrínseco ao documento que permite a um documento de arquivo servir de prova legal”.(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, p.162), percebemos que o valor de prova que os autores pontuam esta estreitamente relacionada à ratificação através de documentos que refletem as atividades/funções de um órgão ou instituição e não uma questão unilateral sobre veracidade de tais documentos. Nosso objeto de estudo são álbuns de fotografia que os reconhecemos como documento “Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte”.(DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA, 2005, p. 65). Antonia Heredia Herrera (1991, P. 151) aponta que não devemos confundir suporte e conteúdo: “Em el caso de los nuevos documentos, no hay duda que el calificativo va unido exclusivamente a los nuevos soportes. ¿Son por lo tanto algo distinto? Em cuanto que el suporte es algo externo, material, la esencia no varía

  • Gabarito: C)

  • PRIMÁRIO- CORRENTE E INTERMEDIÁRIO 

    SECUNDÁRIO- PERMANENTE

     

  • Primario

  • Corrente/ativo/movimento/ primeira idade: documentos frequentemente consultados, devem estar fisicamente próximos de quem os está utilizando.

     

    Intermediário/semiativo/ limbo/purgatório/segunda idade: o documento ainda tem uso administrativo. Não é aberto ao público em geral.

     

    Permanente/inativo/custódia/terceira idade: já perdeu o uso administrativo, mas ainda possui algum potencial, informativo, probatório ou histórico. Quando o documento perdeu o uso administrativo ou ele será permanente ou será descartado. Documentos permanentes não podem ser descartados em nenhuma hipótese, pois são imprescritíveis e inalienáveis.

  • GAB C

    Teoria das 3 idades ou ciclo vital dos documentos

    1. Arquivo de primeira idade ou corrente.

    2. Arquivo de segunda idade ou intermediário (TRANSFERÊNCIA). 

    3. Arquivo de terceira idade ou permanente (RECOLHIMENTO).

    - Valor Primário (imediato): administrativo, legal, jurídico ou fiscal

    - Valor Secundário (mediato): histórico, cultural, probatório ou

    informativo.

  • Arquivo corrente possui valor primário ou imediato, ou administrativo, ou funcional, jurídico ou legal e fiscal.