Fases do planejamento de estudo de usuários:
1- Fase NORMATIVA:
Diagnóstico, identificação do problema e justificativa da necessidade do estudo.
Prognóstico de uma situação futura
Definição de objetivos (gerais e específicos), metas e limites
2- Fase OPERACIONAL:
Desenvolvimento de uma estratégia para a execução dos métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados. Verificar disponibilidade orçamentária, material, etc.
3- Fase de AVALIAÇÃO:
Análise dos resultados, avaliação de custo-benefício do estudo, comparação dos resultados aos objetivos.
Alternativa A.
Fonte: Manual de estudos de usuários da informação, 2015.
"Segundo Butler e Gratch (1982), podemos distinguir três fases no processo de planejamento de um estudo de usuários: a fase normativa, a operacional e a de avaliação. Na fase normativa, é realizado o diagnóstico da situação com a identificação do problema e a justificativa da necessidade do estudo [...] A fase operacional inclui o desenvolvimento de uma estratégia que garanta o melhor uso dos recursos para a execução dos métodos, técnicas e instrumentos de coleta e análise dos dados e informações obtidos [...] A avaliação é outra fase importante do planejamento, porque envolve a análise e o relato dos resultados, a avaliação do custo-benefício do estudo e a comparação dos resultados aos objetivos para a realização dos ajustes necessários." (CUNHA; AMARAL; DANTAS, 2015, p. 149)
Fonte:
CUNHA, Murilo Bastos; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudos de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.