SóProvas


ID
2361721
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O estudo de usuários, segundo Cunha; Amaral e Dantas (2015), tem inúmeras razões para sua realização. NÃO é razão para a realização desse tipo de estudo:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

     

    estudo [...] e. de usuários user analysis, user study 1. BIB pesquisa para "saber o que as pessoas necessitam em matéria de informação ou se essas pessoas estão satisfeitas e sendo atendidas adequadamente por seus provedores. Esses estudos compreendem, também, a investigação de como e para que a informação é utilizada pelos usuários, assim como as formas que essas necessidades são expressas e conhecidas" (FIG) dentro de uma área temática ou pelos que utilizam os produtos e serviços de uma biblioteca, arquivo ou sistema de informação. 2. INTERN "o processo de descobrir as necessidades de informação dos usuários de um determinado sistema de informação ou sítio.[...] O estudo de usuários é um componente importante na arquitetura de sistemas de informação porque assegura que as suas necessidades estejam refletidas no projeto" (HAG)" (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 159)

  • Sabendo o significado de Minar já podemos matar a questão. 

  • Conforme Cunha, Amaral e Dantas (2015, p. 40-41):

    Os propósitos gerais dos estudos de usuários foram relacionados em quatro grandes categorias, agrupando em cada uma delas diferentes tipos de estudos:

    • Identificar as necessidades de informação para a tomada de decisão e para a avaliação da efetividades de um sistema ou serviço de informação.
    • Analisar a interação do usuário com o sistema.
    • Identificar as características gerais dos usuários.
    • Apoiar os estudos científicos e os estudos comparativos.

    Gab. C

    CUNHA, Murilo Bastos da; AMARAL, Sueli Angélica do; DANTAS, Edmundo Brandão. Manual de estudo de usuários da informação. São Paulo: Atlas, 2015.