A) ex-ante é realizada no inicio de um programa como elemento central de diagnostico.
B) Avaliação de eficiência, tem como propósito estabelecer a relação entre o esforço realizado na implementação da política e/ou programa social e os resultados alcançados e verificar se o uso de recursos, técnicas e instrumentos foram adequados e permitiram atingir o resultado com menor custos e desperdícios?. Tal avaliação é comumente vinculada à relação custo/benefício e à racionalização no uso dos recursos. Arretche (1998, p. 35) sinaliza que este tipo de avaliação tem sido muito utilizada nos anos recentes, sobretudo diante da escassez de recursos públicos que demanda maior racionalização dos gastos, com intenção de buscar eficiência sem ampliação dos investimentos e gastos sociais. (Questões Correntes no Debate sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas - Ivanete Boschetti).
C) Participativa: ocorre atraves da participação dos beneficiários das ações no planejamento, na programação, execução e avaliação dos mesmos.
D) Mista : Combina avaliação interna ( realizada dentro da organização) com a avaliação externa (ocorrem araves de pessoas alheias a organização)
E) Avaliação de eficácia, busca estabelecer a relação entre os objetivos e instrumentos explícitos de uma dada política social e seus resultados efetivos, tendo como parâmetro avaliativo as metas estabelecidas. Arretche (1998, p. 34) “a avaliação de eficácia é seguramente a mais usualmente aplicada nas avaliações correntes de políticas públicas. Isso porque ela é certamente aquela mais factível e menos custosa de ser realizada”. Neste caso, este tipo de avaliação atende mais ao objetivo gerencial de observar se a gestão está sendo realizada a contento, do que avaliar o conteúdo da política social e seus efeitos. ( Questões Correntes no Debate sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas - Ivanete Boschetti).