SóProvas


ID
2362234
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Descartes e Kant podem ser acomodados sob uma mesma tradição racionalista. Entre Descartes e Kant, porém, houve a interposição de vários importantes filósofos empiristas. O aparecimento desses filósofos empiristas implicou em inúmeras alterações, por Kant, da filosofia cartesiana. Com relação às alterações feitas ou não por Kant com respeito à filosofia cartesiana, julgue o item subsequente.

Em Descartes há a noção de “Eu”, central para a ideia de cogito, enquanto em Kant não há um “Eu”.

Alternativas
Comentários
  • cartesianismo foi um movimento intelectual suscitado pelo pensamento filosófico de René Descartes (Cartesius) durante os séculos XVII e XVIII. Descartes é comumente considerado como o primeiro pensador a enfatizar o uso da razão para desenvolver as ciências naturais. Para ele, a filosofia era um sistema de pensamento que encarna todo o conhecimento. Para os cartesianos, a mente está totalmente separada do corpo físico. A sensação e percepção da realidade são pensados como fontes de mentiras e ilusões, com as únicas verdades confiáveis para se ter na existência de uma mente centrada na metafísica. Tal mente pode eventualmente interagir com um corpo físico, contudo isso não existe no plano físico do corpo. O termo "cartesianismo" é utilizado para designar coisas aparentadas, mas distintas:

    1º - A filosofia de René Descartes;

    2º - A filosofia influenciada por Descartes, principalmente ao que se convencionou chamar de racionalismo dos séculos XVII e XVIII;

    3º - A característica fundamental da filosofia moderna - o foco na subjetividade;

    4º - A epistemologia fundacionalista que busca refutar o ceticismo hiperbólico (também chamado de ceticismo cartesiano);

    5º - O dualismo corpo-mente;

    6º - A epistemologia que separa a mente do mundo (uma das principais críticas da filosofia analítica à filosofia moderna).

  • Em Kant a noção de eu é a unidade originária do conhecimento, sem um eu não há sensibilidade e entendimento e por tanto não há experiência.