-
Mercado de Trabalho em OFERTA: EXCESSO de vagas: Critérios de Seleção mais Flexíveis e menos Rígidos/ Oferta de salários mais altos/ Ênfase no recrutamento INTERNO.
Mercado de Trabalho em PROCURA: ESCASSEZ de vagas: Critérios de Seleção mais Rígidos/ Baixos investimentos/ Ênfase no recrutamento EXTERNO.
"O recrutamento pode estar focalizado na busca de candidatos para preencher cargos vagos na organização e manter inalterado o status quo. Ou pode estar concentrado na aquisição de competências necessárias ao sucesso organizacional para aumentar a competitividade no negócio. (Fonte: CHIAVENATO - Gestão de Pessoas, 3ª Edição - 2008).
STATUS QUO: estado atual das coisas
-
Um exemplo de um Recrutamento voltado para manter o Status Quo é o tipo de Recrutamento Interno. Ao atrair candidatos de dentro da organização, a empresa estará mantendo as mesmas pessoas em cargos diferentes, o que não alterará de forma significativa a cultura organizacional, mantendo assim o estado atual das coisas (Status quo).
Do mesmo modo, se o que a organização precisa é de novas competências, inovação e busca por mudanças, o tipo de Recrutamento Externo, atraindo pessoas de fora da organização, torna-se o mais adequado, pois a entrada de novas pessoas com novas competências é capaz de alterar o status quo da organização.
-
Mercado de trabalho é diferente de Mercado de RH. Cuidado com isso!
Mercado de trabalho: relacionado às ofertas de oportunidades de trabalho (VAGAS) oferecidas pelas organizações.
Mercado de RH: conjunto de pessoas aptas a trabalhar e disponíveis para o processos seletivos.
Mercado de trabalho em oferta:
- Muitas vagas disponíveis;
- Redução da exigência em relação aos candidatos;
- Intensivo investimento em recrutamento e treinamento;
- Políticas de retenção de pessoal.
Mercado de trabalho em procura:
- Insuficiente quantidade de vagas;
- Aumento da exigência dos candidatos;
- Redução do investimento em recrutamento e treinamento;
- Política de substituição de pessoal.
Sobre a questão:
a) Quando o mercado de trabalho está em oferta, o processo de recrutamento nas organizações torna-se mais rígido e exigente em relação a esse processo. ERRADO. Muitas vagas disponíveis, então a rigidez e a exigência diminuem.
b) A dimensão dos recursos humanos da organização independe das estratégias organizacionais, não devendo estar relacionadas. ERRADO. Depende das estratégias.
c) A cultura organizacional é irrelevante no processo de recrutamento de pessoal na organização, pois nada tem a contribuir no processo. ERRADO. A cultura é RELEVANTE no processo de recrutamento.
d) Quando o mercado de trabalho está em procura, há grande investimento no recrutamento, com ofertas de salários elevados. ERRADO. Há pouco investimento em recrutamento e os salários tendem a ser baixos.
e) O recrutamento pode estar focalizado para manter o status quo ou concentrado na aquisição de competências necessárias ao sucesso organizacional. CORRETO! O objetivo do recrutamento vai depender da demanda da empresa.
-
Mercado em oferta: MUITAS VAGAS de trabalho X Mercado em Procura: POUCAS VAGAS disponíveis, a tendência é aumentar as exigências dos candidatos.
-
Questão copia e cola do Chiavenato.
Chiavenato, no livro de Gestão de Pessoas, é bem claro:
Divide o mercado de trabalho em oferta: abundância de emprego e procura: escassez de oportunidades de emprego.
Entretanto, essa divisão só vale no momento que ele deixa claro sobre o que se refere.
Pensa: o mercado de trabalho é composto de mão de obra de trabalho e postos de trabalho. Pode haver oferta ou procura de ambos. Na primeira assertiva, quando menciona o seguinte: "o mercado de trabalho está em oferta", pode-se questionar: oferta de que? mão de obra ou postos de trabalho? Dependo da perspectiva, a assertiva fica certa ou errada.
O candidato não pode ser obrigado adivinhar uma coisa fora de contexto. É comum cair essa questão. Inclusive caiu na prova do IFSC e foi anulada, seguindo essa mesma argumentação que mencionei.