SóProvas


ID
236329
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quanto à propagação de atualizações em SGBDs distribuídos, considere:

I. Uma cópia de cada objeto copiado é designada como cópia primária. As demais são todas cópias secundárias.

II. Cópias primárias de diferentes objetos estão em diferentes sites.

III. Operações de atualização são consideradas logicamente incompletas, mesmo que a cópia primária tenha sido atualizada, enquanto o catálogo central não for excluído.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  •             •Técnica da cópia primária (principal):
     
    –Distribui a carga da coordenação de bloqueio entre vários sites, fazendo com que cópias distintas de diferentes itens de dados sejam armazenados em sites diferentes.
     
    –Falhas em um site afetam quaisquer transações que estejam acessando bloqueios em itens cujas cópias primárias residam naquele site, mas outras transações não são afetadas;
     
    –Esta método também pode utilizar sites de backup para melhorar a disponibilidade.
  • II. Cópias primárias de diferentes objetos estão em diferentes sites. 

    Nem sempre, certo? O que acham?
  • Na verdade Luiz, o item II manifesta-se iqualmente o que diz Date: "Um esquema comum para tratar do problema de propagação de atualizações em bd distribuídos é chamado esquema de cópia primária, que funciona assim: Uma cópia de cada objeto replicado é designado como primária, as demais são todas secundárias; Cópias primária de diferentes objetos estão em diferentes sites; Operações de atualização são consideradas logicamente completas tão logo a cópia primária é atualizada."

    Portanto item correto.
    Abraços, vamo que vamo.

  • Acredito que a fonte de confusão se dá pela cópia literal de um trecho de livro ignorando-se o contexto no qual ele se inseria. No livro do Date consta que esta exigência (cópias primárias em sites diferentes) se refere à necessidade de um esquema distribuído, ou seja, sem um catálogo central ou ponto único de falha, algo que havia sido detalhado anteriormente em outro exemplo. Entretanto, lendo esta frase descontextualizada, pode-se interpretá-la erroneamente como a necessidade de haver um site exclusivo para cada cópia primária, o que é um absurdo, uma vez que um site pode conter mais de uma.
    A ideia não está clara e o avaliador se limitou a copiar e colar frases soltas. O fato de haver uma referência exata na literatura não elimina a ambiguidade da questão pois a informação de contexto foi perdida, mas infelizmente é algo que a FCC faz frequentemente...