SóProvas


ID
2363389
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando o solo está em processo de adensamento, pode ocorrer de o recalque do solo ser maior que o recalque da estaca ou tubulão. A esse processo, é dado o nome de

Alternativas
Comentários
  • Se, no entanto, por qualquer motivo (por exemplo: adensamento de uma camada compressível), o movimento relativo solo-estaca é tal que o solo se desloca mais que a estaca, ocorre o chamado atrito negativo (solo sobre a estaca), o qual sobrecarrega a estaca. Isto pode ocorrer quando proveniente da carga do aterro ou ocasionado pelo aumento das pressões efetivas devidas a um rebaixamento do nível do lençol d'àgua.

     

     

     

    *REPIQUE (item 3.26): parcela elástica do deslocamento máximo de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe de martelo ou pilão


    *NEGA ( item 3.25): medida de penetração permanente de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de dez golpes.



    NBR 6122:2010

     

     

     

                                                                                   Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • NBR 6122 

    3.48 atrito negativo: o atrito lateral é considerado negativo quando o recalque do solo é maior que o recalque da estaca ou tubulão. Esse fenômeno ocorre no caso de o solo estar em processo de adensamento, provocado pelo seu peso próprio, por sobrecargas lançadas na superfície, por rebaixamento do lençol freático, pelo amolgamento da camada mole compressível decorrente de execução de estaqueamento etc.

    3.24 cota de arrasamento: nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, de modo a possibilitar que o elemento de fundação e a sua armadura penetrem no bloco de coroamento.

    3.25 nega: medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral medida para urna série de dez golpes.

    3.26 repique: parcela elástica do deslocamento máximo de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão.

    3.43 solos compressíveis: solos que apresentam deformações elevadas quando solicitados por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio.

    3.44 solos expansivos: solos que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há acréscimo do teor de umidade.

    3.45 solos colapsíveis: solos que apresentam brusca redução de volume quando submetidos a acréscimos de umidade, sob a ação de carga externa

    QÉS!