SóProvas


ID
2363404
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto I para responder à questão.


Onde o Direito e a Literatura se encontram 

  “Porque esse é o meu nome! Porque não posso ter outro em minha vida! Porque estaria mentindo e assinando mentiras. Porque não valho a poeira dos pés daqueles que mandou enforcar! Eu já dei a minha alma ao Senhor, deixe-me ficar com meu nome!”. A citação acima foi retirada da obra As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, que também foi tema de filme, lançado em 1996. O trecho em questão, porém, também foi utilizado como argumentação em uma decisão judicial a favor da autora que reclamava de atentado à honra. 
  A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio Direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade. Essa relação entre Direito e Literatura pode ser analisada de três formas: o Direito na Literatura; o Direito da Literatura, que trata dos direitos do autor ou de uma obra e de temas relacionados, como a liberdade de expressão; e, ainda, a utilização de práticas da crítica literária para compreender e avaliar os direitos, as instituições e procedimentos judiciais, o que seria o Direito como Literatura. 
  Esta última relação do Direito com a Literatura, como explica Vera Karam, professora da disciplina de Direito e Literatura da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o estudo de temas jurídicos – e da própria realidade em que estão inseridos – com a ajuda das obras literárias. “A Literatura surge como uma metáfora que o direito usa para tentar articular uma boa solução para aquilo que é chamado a responder”, explica. [...]
  “O aplicador do direito é constantemente demandado a dar respostas a conflitos concretos e diversos, e a Literatura justamente abre um espaço de reflexão e de ação mais crítico, porque é mais sensível às especificidades do humano”, aponta Vera.
  
“A Literatura amplia os horizontes, já que possibilita ao leitor experimentar, de um modo seguro, situações que ele provavelmente jamais viveria. A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”, complementa Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Pós-Graduação em Direito na Unisinos-RS. 
  Para Vera, além de trazer novas perspectivas aos operadores do Direito, a Literatura antecipa temas relacionados ao universo jurídico. “A ficção literária tem essa riqueza, essa sutileza, essa sensibilidade que permite que o Direito às vezes fique até mais bem preparado para o enfrentamento de conflitos que seriam inimagináveis fora da ficção”, diz.
  A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. “Olhando a operacionalidade, a realidade não nos toca, as ficções, sim. Com isso, confundimos as ficções da realidade com a realidade das ficções. Ficamos endurecidos. A Literatura pode ser mais do que isso. Faltam grandes narrativas no Direito, e a Literatura pode humanizá-lo”, finaliza Streck.
(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontramb2yn714yocf2hz62cladr6p1q>Acesso em janeiro de 2017. Adaptado.)  

Considerando as ideias e informações trazidas ao texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas para o que se afirma a seguir:

( ) O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado.
( ) Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias.
( ) A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • 1 - Análise literária antecipa o assunto a ser abordado. Não, porque não é feita nenhuma análise literária sobre o trecho citado. O texto se inicia com a citação de uma passagem literária, apenas para ilustrar como a literatura pode ser utilizada no Direito. Mas não é feita nenhuma análise sobre o trecho em si.

    2 - Verdade, porque o texto, a todo momento, fala da linguagem. É o tema principal.

    3 - Em nenhum momento do texto nós encontramos a informação de que a literatura é importante para a sociedade contemporânea. Assertiva que extrapola as informações contidas no texto.

  • Gabarito: B

    Só para complementar:

    2 - É bem expresso no seguinte trecho: A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. 

  • (F) O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado.             ERRADO, no 1º§ não ocorre METALINGUAGEM e o assunto a ser bordado não é antecipado pelo 1§, há apenas afirmações. 

    METALINGUAGEM : Nada mais é do que usar a linguagem pra falar dela própria.

     A metalinguagem é  uma das  seis funções  da  linguagem (emissor, receptor, mensagem,  referente, código e  canal)

     

    ( V)  Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias.          CORRETÍSSIMO. está claro que o texto trata do processo de interação entre O DIREITO E A LITERATURA inclusive é o assunto(tema) do texto.

     

     

    (F) A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito.             ERRADO. Em nenhum momento o texto trata do papel fundamental da litertura na sociedade contemporânea HOUVE EXTRAPOLAÇÃO.

     

  • Fonte (Comentários Abaixo): https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

     

    Afirmativa I – ERRADA

     

    A primeira assertiva é falsa. No primeiro parágrafo, não foi feita análise literária do trecho apresentado. A autora apenas deu um exemplo concreto de que um texto literário pode ser utilizado como fundamentação de uma decisão judicial. É a estratégia dela para iniciar a abordagem do tema central: relação entre direito e literatura.

     

    [O parágrafo em questão apresenta função da linguagem referencial]

     

    Afirmativa II – CERTA

     

    A segunda assertiva é verdadeira. No último parágrafo, a autora comenta como a linguagem é o elo de ligação entre a literatura e o Direito “A linguagem ... é apontada pelos especialistas como ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras”.

     

    Afirmativa III – ERRADA

     

    A terceira assertiva é falsa. A autora ressalta a importância da literatura para ampliar o universo interpretativo do direito, “A Literatura pode humaniza-lo”. Em nenhum momento ela aponta que a literatura seria base argumentativa para aplicação do Direito.

  • 66% erraram essa questão.

    Gramática aplicada ao texto e interpretação de texto derrubam mais do que a própria gramática em si. E tem gente que ainda comemora quando a prova vem cheia de questões para interpretar. 

  • questão de interpretação ou filosofia?

  • 73% errou, e esse número segue crescendo. rs

  • Algumas observações sobre a assertiva 3

    Percebe-se uma certa extrapolação no texto sim, uma vez que a autora demonstra seu "desejo" de que a literatura passe a ter (diferente de dizer que já tenha) um papel mais relevante na sociedade, mas discordo dos colegas sobre ser usada como base argumentativa do direito:

    O texto diz que "a literatura é uma metáfora que o direito usa para tentar articular uma boa solução"; diz que “o aplicador do direito é demandado a dar respostas a conflitos concretos e diversos, e a Literatura justamente abre um espaço de reflexão e de ação mais crítico”; que traz "novas perspectivas aos operadores do Direito, antecipa temas e permite que o Direito fique até mais bem preparado para o enfrentamento de conflitos".

    Ora, se deixa os operadores mais preparados para enfrentar os conflitos por antecipar a discussão, entendo que a literatura pode ser sim uma importante base argumentativa, já que permite que eles embasem seus pontos de vista sobre um caso concreto. O operador do direito pode citar um caso, por exemplo, como foi feito no início do texto, para defender um argumento. Era isso. 

     

  • Assim a ultima é F porque não estamos mais em uma sociedade contemporânea segundo, Zygmunt Bauman vivemos em uma atualidade liquida mais conhecida como pós-modernidade liquida logo não se pode fazer referencia no meu entender a contemporaneidade! Pois à findou em meados dos anos 80, a primeira é F por que se trata no meu entender de uma obra cinematográfica e não literária ! >< foi assim que matei essa questão!

    Desculpem erros de port. sou analfabeto funcional,  kkkk..

  • 73% de erro. :(

  • Misericórdia!

  • Concordo com Jaqueline Miranda, rs!

  • AZA ZINHORA CRÉ EM DEUS PAI OXALÁ ODUN LOGUN

    Tá retirado o capeta dessa questão em nome de Deus.

  • Aquela sensação  de alívio em saber que não foi só você que errou e também de angústia em saber q se fosse na prova tomaria no c.... ainda bem q n é ... força e honra .

  • Vai toma no ...... A consulplan e suas subjetividades; não tem como!!!!!

  • b)  F, V, F. 

  • Questãao dada! Só errou quem CONHECE Língua Portuguesa...

    ?!?!?!?! kkkkk

  • Ave Maia! Senti medo, agora!

  • Letra B

     

    1- Foi um exemplo, não uma análise.

    2- ... é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras.

    3 - Não é utilizada como argumento.  [...] a Literatura pode humanizá-lo (o direito)

  • Calma pessoinhas .... Se trata apenas de uma questão Interdisciplinar ---> envolve Portugues/Filosofia/sociologia/raciocínio logico e a putaquepariu

    #medo

  • Quase eu me entreguei e decretei K.O nessa questão, que foi um TIRO no coração de qualquer concurseiro.

     

    I - ERRADA. A metalinguagem ocorre quando falamos da própria linguagem usada na comunicação, ou seja, quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código ou linguagem. No primeiro parágrafo não há análise literária, mas somente um exemplo concreto (linguagem referencial).

     

    II - CERTA. Resume muito bem o propósito do texto. Inclusive no último parágrafo a linguagem é classificada como o "elo de ligação" e o "ponto-chave" da interpretação jurídica.

     

    III - ERRADA. A alternativa é uma extrapolação ao texto, uma vez que a autora somente expõe que a literatura   "ampliar o universo interpretativo do direito"

     

  • O primeiro parágrafo explica a origem, onde e como foi utilizada o trecho entre aspas. Portanto, por referenciar o referente, é lingagem referencial ou denotaviva. Primeira afirmação errada.

     

    A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. Segunda afirmação correta.

     

    "A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”. Em nenhum trecho do texto há a afirmação de que a literatura é base argumentativa para a aplicação do direito. Terceira afirmação errada.

  • Em 05/11/2017, às 14:45:49, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 26/08/2017, às 22:25:31, você respondeu a opção A.Errada!

    Em 23/08/2017, às 17:16:53, você respondeu a opção D.Errada!

  • "A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade,"

    Achei que esse trecho dava respaldo à afirmativa de que a literatura possui papel fundamental nas sociedades contemporâneas; pelo jeito, não.

     

  • Na metalinguagem usa-se de vveículo x para discorrer sobre ele mesmo, como um filme que explique cinema. Na priemira alternativa, há apenas uma citação literária para exemplificar Direito e literatura.

    A segunda por ser a linguagem o principal veículo utilizado para literatura e Direito.

    Última alternativa embaralha as orações do segudno parágrafo dando sentido diferente do texto: " A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio Direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade." A Literatura não é usada como argumentação, mas ferramenta para interpretar a sociedade e então, essa interpretação auxilia o Direito.

  • Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar. A afirmativa “O caráter metalinguístico do texto configura-se mediante estratégia utilizada no primeiro parágrafo cuja análise literária antecipa o assunto a ser tratado. ” não pode ser considerada correta. A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. Quando o código é o centro da mensagem, dizemos que está presente a função metalinguística. O código, nos textos verbais, é a língua. Os processos de aquisição da linguagem - adquirimos a linguagem ao longo de nossas vidas - estão especialmente relacionados com operações metalinguísticas, pois interrogamos constantemente nossa própria linguagem, ou seja, nosso próprio código. A citação da obra As Bruxas de Salém é uma estratégia argumentativa para introduzir o assunto não havendo análise literária a respeito. A afirmativa “A Literatura possui um papel fundamental na sociedade contemporânea, não apenas no que diz respeito à arte da palavra, mas também como base argumentativa para a aplicação do Direito. ” não pode ser considerada correta. De acordo com o trecho “A argumentação não só mostra como a literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade. ”, o texto não afirma que a literatura seja a base da argumentação, mas sim uma ferramenta que contribui para a interpretação da sociedade. A afirmativa “Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias. ” é considerada verdadeira, de acordo com o trecho “A linguagem, que no direito encontra suas especificidades e na literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto chave da interpretação jurídica por meio das obras. ” De acordo com as justificativas anteriores, as alternativas “C) F, V, V”, “D) V, V, V” e “A) F, F, V” não podem ser consideradas corretas. A afirmativa “Dentre os elementos que contribuem para a interpretação jurídica através da Literatura, a linguagem se apresenta como protagonista no processo de interação entre tais matérias. ” foi considerada correta, tal correção pode ser demonstrada através do trecho do texto: “A linguagem, que no direito encontra suas especificidades e na literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto chave da interpretação jurídica por meio das obras. ” O gabarito indicou como correta a alternativa “B” para esta questão, diferente do que afirma o recorrente que declara, no recurso, o gabarito ter apresentado como correta a alternativa “C”.