SóProvas


ID
2363425
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder à questão.

* Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  

  Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinhá Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
  Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinhá Vitória encantavam-no.
   Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinhá Vitória, as palavras que Sinhá Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer?
  Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitoria e os dois meninos.
(Vidas Secas, Graciliano Ramos.) 

“O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a história de Fabiano, Sinhá Vitória e seus filhos, que, acompanhados da cachorra Baleia, mudam de região de tempos em tempos para fugir da seca. Os problemas sociais, a fome, a miséria e a desigualdade entre segmentos da sociedade são explorados no romance que mostra a realidade brasileira, como a injustiça social. Do ponto de vista jurídico, a obra traz uma reflexão sobre a desigualdade de direitos entre os diversos segmentos da sociedade, além de mostrar como a privação da palavra por parte dos personagens se contrapõe ao excesso das autoridades e da lei.”
(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontram-b2yn714yocf2hz62cladr6p1q. Acesso em: janeiro de 2017 – Fragmento.)

Considerando o texto e o comentário anterior, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Fonte (Comentários Abaixo): https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

     

    Alternativa A – ERRADA

     

    Acredito que o livro como um todo traga elementos associados ao que esta alternativa cita. No entanto, no trecho destacado, compreender desta forma é extrapolar bem o que está ali contido.

     

    Alternativa B – ERRADA

     

    Vamos lembrar o que é uma Narração: Sua principal característica é contar uma história, real ou não, geralmente situada em um tempo e espaço, com personagens, foco narrativo, clímax, desfecho, entre outros elementos. Os gêneros que se apropriam da estrutura narrativa são: contos, crônicas, fábulas, romance, biografias etc.


     

    O trecho do livro se enquadra como uma Narração, mas o mesmo não acontece com a comentário apresentado em seguida (está mais para uma dissertação).

     

    Alternativa C – CERTA

     

    O uso do termo ‘parte do conteúdo’ nos dá base a afirmar que qualquer coisa dentro do segundo texto que seja baseado no primeiro já garante a correção desta alternativa, o que tornou fácil escolher esta resposta. Afinal, o trecho do livro destacado comprova sim que se trata da história de Fabiano e Sinhá Vitória. E o trecho ‘o sertão continuaria a mandar gente para lá’ nitidamente traz a ideia de miséria e desigualdade, não é possível desassociar isto do contexto, considerando a história brasileira. O resto do texto não se associa tão diretamente, como citei na letra A, mas dá pra aceitar.

     

    Alternativa D – ERRADA

     

    Os gêneros não são equivalentes. O livro se caracteriza como um Romance, enquanto o texto é um ensaio/matéria.

     

    Romance
    A forma mais conhecida para os livros de ficção são os romances. Este é composto de diversas tramas, com várias personagens e pontos de vistas diferentes. Embora o foco principal possa ser uma personagem, os romances em geral retratam uma mudança no ambiente social. Diferentemente das novelas, os romances são histórias fechadas e completas, dando uma margem menor a continuações.


    Matéria / Artigo / Ensaio / Tratado
    Estes são gêneros de não-ficção que também valem a pena serem mencionados.

    _Matéria é um texto jornalístico com a intenção de transmitir um fato de importância social.

    _Artigo é uma publicação sobre um assunto específico, geralmente com base em resultados de uma pesquisa científica, apresentando a opinião do autor a respeito.

    _Ensaio é um texto breve, expondo reflexões filosóficas pessoais a respeito de um tema, sem referências a outros materiais.

    _Tratado é um texto mais formal e profundo do que um ensaio e mais preocupado em investigar ou expor os princípios sobre o assunto.

  • Examinador MISERÁVEL.

  • Sem condições.....eu nao consegui entender nem as alternativas...

     

  • Texto para responder à questão.

     

    * Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca:  

    FUI DIRETO NA ALTERNATIVA B. ALGUÉM SABE QUAL FOI A NOTA DE CORTE DESSA PROVA MALDITA?

    ESTUDO PORTUGUÊS A SEMANA TODA E NA SEXTA-FEIRA VOU ME EXERCITAR FAZENDO ALGUMAS QUESTÕES....

    CONCLUSÃO: SENTINDO-SE UM LIXO!!!! KKKKK 

  • Desolador...

  •  c) É possível identificar e comprovar -

    parte do conteúdo da análise da obra “Vidas Secas” -

    feita no comentário -

    através do fragmento da mesma transcrito no texto. -

     

    ... KD o fragmento da análise TRANSCRITA no texto?

    que eu saiba, transcrito ainda significa trecho idêntico!!  transcrever!!!!!  é copiar e colar!!!  

     

    se fosse fragmentos IDENTIFICADOS no texto...  ainda iria...!!!

     

    por isso fui na A... mesmo sabendo que extrapolava!!  escolhi a menos errada!!

     

  • Essa banca é composta por looooucos. Tem que ter muita bondade no coração e dá uma forçada para concordar com as respostas. Um horror.

  • CONSULOKA

  • Toda vez que vou fazer questões dessa banca me da dor de barriga! Será que eles não têm uns profs melhorzinhos não?¬¬

  • Achei a questão interessante. O fato de envolver um texto literário prejudicou muita gente. Porém, dá pra fazer por eliminição.

    .

    As alternativas B e D são facilmente descartadas, pois o enunciado não se trata de tipo narrativo, e sim dissertativo (alternativa B). A 'D' afirma que ambos são gêneros equivalentes, mas o texto é um romance, enquanto que o enunciado se parece mais com uma análise.

    Sobram a 'A' e 'C'. A 'c' afirma que é possível comprovar parte do conteúdo da análise no texto, o que é verdade.O enunciado fala expressamente em fome, miséria e problemas sociais, que é justamente sobre o que fala o romance: pessoas fugindo da seca.

  • achei bem mal escrita, custei a entender o que a letra C tava falando, "a mesma" aff, aprende a escrever e depois vai fazer questão 

  • gezuis....

  • "parte do conteúdo da análise da obra “Vidas Secas” feita no comentário através do fragmento da mesma transcrito no texto"

    =

    "O romance ‘Vidas Secas’ publicado em 1938 retrata a história de Fabiano, Sinhá Vitória e seus filhos, que, acompanhados da cachorra Baleia, mudam de região de tempos em tempos para fugir da seca"

  • Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.

     

    A alternativa “A) O comentário apresenta argumentos a fim de validar o posicionamento assumido pelo enunciador que podem ser também identificados no texto. ” não pode ser considerada correta, pois; no texto não há argumentação, trata-se de uma narrativa. O fragmento transcrito é exatamente o texto apresentado que tem como antecedentes as indicações: Texto para responder às questões de 08 a 11. * Final do romance “Vidas Secas” que narra a família de Fabiano, mais uma vez, se retirando para algum outro lugar, em virtude da seca: O texto que se segue trata-se de fragmento da obra Vidas Secas de Graciliano Ramos. A alternativa “C) É possível identificar e comprovar parte do conteúdo da análise da obra “Vidas Secas” feita no comentário através do fragmento da mesma transcrito no texto. ”, portanto, foi indicada como correta, tendo em vista que apenas parte do conteúdo da análise pode ser comprovado, o trecho “como a privação da palavra por parte dos personagens se contrapõe ao excesso das autoridades e da lei. ” não pode ser visto no trecho destacado da obra. A alternativa “B) Os textos apresentam estruturas típicas de uma narrativa, podendo ser identificadas através do emprego de elementos que lhes são característicos. ” não pode ser considerada correta, pois, apenas o texto se trata de uma narrativa e não o comentário em análise.

  • Felipe Galini,

    também pensei igual a vc. Só não marquei letra C por causa do "transcrito". Para mim isso significa copiar e colar e colocar entre aspas.