-
GABARITO C
c) a finalidade informativa do texto pode ser identificada através do encadeamento lógico de ideias revelando fatos com clareza e exatidão; utilizando, predominantemente, a ordem direta, a voz ativa e os verbos de ação.
-
Não diga...
-
Caramba, tem muita voz passiva no texto.
Marquei E.
-
GABARITO - C
Deixo aqui o 2º § do texto com verbos de ação sublinhados para auxiliar:
Em terra, os moradores eram acossados pelos grupos extremistas ligados à Al Qaeda, que criaram tribunais para aplicar a lei islâmica. As mulheres foram obrigadas a usar o véu. Quem reclamava do fechamento das rádios ou das escolas ou tentava fugir era preso, torturado e até assassinado.
Fazendo a leitura integral do texto é possível notar como verbos de ação predominam no texto.
-
Eu só não consegui ver a tal predominância da voz ativa nesse texto...
-
" Pelo alto, a população do leste de Alepo, na Síria, " ORDEM DIRETA?
" Em terra, os moradores eram acossados pelos grupos extremistas ligados à Al Qaeda, " " ORDEM DIRETA?
" Com a coalizão liderada pelos EUA bombardeando os terroristas do Estado Islâmico em outras cidades, " ORDEM DIRETA?
Aprendi que a ORDEM DIRETA É: SUJEITO, VERBO, COMPLEMENTO....
Que ordem DIRETA É essa CONSULPLAN?
-
Fazer essa questão é literalmente pisar em ovos ....
A= ERRADA pois a linguagem é informativa ( atentar -se para as datas e dados estatisticos inseridos no texto )
B= ERRADA pois a redução do número de refugiados ocorreu devido as restrições impostas pelos Países e as barreiras erguidas nas fronteiras, conforme ultimo paragrafo. (O fluxo de refugiados para a Europa caiu de 1 milhão em 2015 para 300.000 neste ano, em parte devido às barreiras físicas erguidas nas fronteiras e às restrições para aceitação de asilo.)
C = CORRETA
D = ERRADA.. pois não atuam de forma estratégica semelhante... no primeiro parágrafo a descrição foi de que.. ( a população do leste de Alepo, na Síria, foi castigada por bombas de barril lançadas por helicópteros e aviões do regime de Bashar Assad e por caças russos ) .
E no segundo paragrago menciona que a outra tirania fez uso de outros métodos ( Em terra, os moradores eram acossados pelos grupos extremistas ligados à Al Qaeda, que criaram tribunais para aplicar a lei islâmica )
-
vi mais voz passiva. caraca medo dessa banca.
-
Que banca mais doida!
-
predominancia de voz passiva ne??
-
a) as informações apresentadas possuem características alarmantes através de uma linguagem apelativa e enfática, de acordo com o público a que se destina e seu suporte textual. - Não há linguagem apelativa. Usou-se uma linguagem de cunho informativo.
.
b) a redução significativa do número de refugiados é um fator capaz de comprovar que a implementação de ações humanitárias na região afetada pelos conflitos citados tem sido favorável às vítimas de tal cenário. - A redução foi devido às barreiras físicas, e não a ações humanitárias.
.
c) a finalidade informativa do texto pode ser identificada através do encadeamento lógico de ideias revelando fatos com clareza e exatidão; utilizando, predominantemente, a ordem direta, a voz ativa e os verbos de ação. - Correto. Apesar de haver a presença também da voz passiva, o que predomina é a voz ativa e a ordem direta. Prestem atenção que há muitos verbos no passado, há o uso do gerúndio, mas a maioria está, sim, na voz passiva.
.
d) as tiranias às quais é feita referência no título do texto, apesar de apresentarem níveis diferentes de ênfase no contexto apresentado, atuam estrategicamente de forma semelhante para alcançar os objetivos que lhes são propostos. - Não há essa informação no texto. Não tem como saber se as estratégias utilizadas eram semelhantes.
-
Me deixe levar pelo excesso de voz passiva.
-
"Ao explodirem, estes artefatos espalham rolamentos, pregos e pedaços de metal ao redor, destruindo prédios e PERFURANDO PESSOAS" (de ler este trecho a cena vem à mente do leitor, me gelou a espinha, piorou quando começou a falar das crianças)... "menino ... de 4 anos, estava dormindo com os irmãos de 1, 6 e 10 anos quando uma bomba (daquelas, q explodem pregos e pedaços de metal capazes de destruir prédios e q obviamente PERFURAM PESSOAS)caiu sobre sua casa. As imagens do vídeo que mostram Omran COBERTO DE POEIRA E SANGUE" (de novo, instantaneamente imaginamos uma criança de 4 anos neste estado após ter sido atingida por uma bomba daquelas). "SEU IRMÃO MAIS VELHO MORREU."
Se ISTO não for linguagem apelativa, desconheço o q é.
O objetivo do texto era informar a respeito das 2 tiranias que cercam os civis sírios, mas para tanto o autor apelou à sensibilização do leitor, explorando um caso particular, enfatizando um personagem e dando bastante enfoque aos DETALHES deste drama particular, para só então começar a falar do geral (por dedução entendemos que há vários Omran's)
-
Recurso Improcedente. Ratifica-se a opção divulgada no gabarito preliminar.
A seguir, reproduzimos o texto em análise e foi destacado em NEGRITO as ocorrências de voz passiva e em SUBLINHADO as ocorrências de voz ativa.
Um povo entre duas tiranias
Pelo alto, a população do leste de Alepo, na Síria, foi castigada por bombas de barril lançadas por helicópteros e aviões do regime de Bashar Assad e por caças russos. Ao explodirem, esses artefatos espalham rolamentos, pregos e pedaços de metal ao redor, destruindo prédios e perfurando pessoas. Na noite de 17 de agosto, o menino Omran Daqneesh, de 4 anos, estava dormindo com os irmãos de 1, 6 e 10 anos quando uma bomba caiu sobre sua casa. As imagens do vídeo que mostram Omran coberto de poeira e sangue dentro de uma ambulância chocaram o mundo pelo contraste entre inocência e brutalidade. Seu irmão mais velho morreu no hospital.
Em terra, os moradores eram acossados pelos grupos extremistas ligados à Al Qaeda, que criaram tribunais para aplicar a lei islâmica. As mulheres foram obrigadas a usar o véu. Quem reclamava do fechamento das rádios ou das escolas ou tentava fugir era preso, torturado e até assassinado. Com a coalizão liderada pelos EUA bombardeando os terroristas do Estado Islâmico em outras cidades, a Rússia e o Irã ficaram livres para ajudar Assad a retomar territórios ocupados por outros grupos armados, o que deixou a guerra ainda mais sangrenta. Duzentos mil sírios somaram-se aos 4,5 milhões que já haviam deixado o país nos anos anteriores. O fluxo de refugiados para a Europa caiu de 1 milhão em 2015 para 300.000 neste ano, em parte devido às barreiras físicas erguidas nas fronteiras e às restrições para aceitação de asilo. O drama da maioria dos sírios que fogem da tirania de Assad e dos rebeldes acabou represado nos campos lamacentos da Turquia.
Veja, 28 de dezembro de 2016
É possível concluir que há predominância de voz ativa, sendo a alternativa “C) a finalidade informativa do texto pode ser identificada através do encadeamento lógico de ideias revelando fatos com clareza e exatidão; utilizando, predominantemente, a ordem direta, a voz ativa e os verbos de ação. ” considerada correta. A alternativa “D) as tiranias às quais é feita referência no título do texto, apesar de apresentarem níveis diferentes de ênfase no contexto apresentado, atuam estrategicamente de forma semelhante para alcançar os objetivos que lhes são propostos. ” não pode ser considerada correta, pois, não há “níveis diferentes de ênfase no contexto apresentado”, conforme pode ser visto no texto transcrito. A alternativa “A) as informações apresentadas possuem características alarmantes através de uma linguagem apelativa e enfática, de acordo com o público a que se destina e seu suporte textual. ” não pode ser considerada correta, pois, a linguagem apelativa é aquela típica de um texto popular, como exemplo teríamos expressões informais como: “desce a lenha”.
-
Considerando voz passiva analítica a seguinte ordem: sujeito paciente + verbo ser + verbo no particípio + agente da passiva, se analisarmos cada uma das frases, de fato, são pocas as vezes em que isso ocorre no texto. O que acontece é que o texto apresenta marco temporal (tempo usado como referência) no passado, daí confundem isso com voz passiva. Ainda assim, a banca que pede para candidato analisar todas as vozes verbais desse trecho não é de Deus.
Gab C