SóProvas


ID
2363983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Referente ao recrutamento muscular ocasionado pela eletroestimulação, é correto afirmar que o estímulo elétrico recruta primeiro

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: E

    A principal diferença entre contrações musculares estimuladas eletricamente e as contrações iniciadas fisiologicamente é a ordem de recrutamento de unidades motoras. Com a estimulação elétrica, as fibras nervosas com axônios de maiores diâmetros, que inervam as maiores fibras musculares de contração rápida tipo II, são ativadas primeiro e aquelas com um menor diâmetro axonal são recrutadas depois. Em contraste, com a contração fisiológica, as menores fibras nervosas, e, portanto, as menores fibras musculares de contração lenta do tipo I, são recrutadas antes dos maiores nervos e fibras musculares.As fibras de contração rápida e maiores, que se contraem preferencialmente em resposta à estimulação elétrica, fadigam-se e se atrofiam rapidamente com o desuso, enquanto as pequenas fibras de contração lenta preferencialmente recrutadas fisiologicamente, são mais resistentes à fadiga e atrofia.

  • Quanto menor o limiar de excitabilidade da fibra nervosa, mais facilmente esta será recrutada, ou seja, um limiar baixo quer dizer baixa resistência à excitação, não precisa de um estímulo elevado para ser recrutada.

  • GABARITO:E

    FIBRAS DE CONTRAÇÃO LENTA (Tipo I)

    - Sistema de energia utilizado: AERÓBICO;

    - Contração muscular lenta;

    - Capacidade oxidativa (utiliza o oxigênio como principal fonte de energia);

    - Coloração: Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias);

    - São altamente resistentes à fadiga;

    - São mais apropriadas para exercícios de longa duração;

    - Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como natação, corrida.

    FIBRAS DE CONTRAÇÃO RÁPIDA (Tipo II)

    - Sistema de energia utilizado: ANAERÓBICO;

    - Alta capacidade para contrair rapidamente (a velocidade de contração e tensão gerada é 3 a 5 vezes maior comparada às fibras lentas);

    - Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose);

    - Coloração: Branca;

    - Fadigam rapidamente;

    - Gera movimentos rápidos e poderosos;

    - Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.

    Os dois tipos estão presentes em todos os grupos musculares do organismo, no entanto, há o predomínio de um tipo sobre o outro dependendo do músculo e de fatores genéticos.

  • Na contração estimulada eletricamente

    Ordem de recrutamento

    1º Fibras do tipo II (que são superficiais, mais fortes e maiores)

    2º Fibras do tipo I (que são profundas, mais fracas e menores)

    A ordem de recrutamento é primeiro os músculos músculos mais fortes (MAIS PRÓXIMOS DO ELETRODO) e depois os mais fracos.