SóProvas


ID
2364049
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O efeito do flúor tópico no controle da doença cárie se dá pela interferência no processo de

Alternativas
Comentários
  • A presença de F no meio provoca uma redução da desmineralização do esmalte-dentina. Adicionalmente, quando o pH do biofilme retorna à neutralidade, o F presente no meio ativa a capacidade remineralizante da saliva e o esmalte dentina

    tem uma maior reparação dos minerais perdidos que teriam na ausência de F, ou seja, há uma potencialização do efeito remineralizador da saliva.

  • Quando o pH diminui, devido a ingestão de açúcar, para um pH < ou = a 5,5, a saliva fica subsaturada em relação a solubilidade da hidroxiapatita. Entretanto a saliva continuará saturada em relação ao produto fluorapatita ou apatita fluoretada.

    - Isso quer dizer que apesar de o dente perder íons cálcio e fosfato devido a dissolução de hidroxiapatita, o esmalte continuará ganhando os mesmo íons na forma de fluorapatita. 

    - O flúor diminui a solubilidade do esmalte, pois funciona como catalisador desses íons perdidos na forma de hidroxiapatita, devolvendo-os ao dente na forma de fluorapatita ou apatita fluoretada.

    - O flúor apresenta essa capacidade catalisadora até um pH > ou = a 4,5. Abaixo desse pH  nem o flúor consegue agir.

    - Nessa situação a saliva se encontrará subsaturada em relação a solubibilidade da hidroxiapatita e fluorapatita.

    - O esmalte do dente estará perdendo minerais, o que irá resultar numa lesão de cárie incipiente, tipo lesão branca (opaca e sem brilho).