-
Art. 144, CF: "A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio."
Não existe essa limitação para a segurança pública.
-
mari é a incorreta querida :P
-
Com a memorização dos conceitos a seguir, com certeza será possível matar boa parte das questões acerca da criminologia ;)
Criminologia - É a ciência empírica cujo objeto de estudo é: delito, delinquente, vítima e controle social.
Política criminal - Basicamente são as políticas públicas voltadas à segurança pública. Enquanto a criminologia estuda o fenômeno do crime, a política criminal busca ações que minimizem os delitos e seus efeitos.
Direito penal - Parte do ordenamento jurídico que comina pena e sanções.
Segurança Pública - Deve ser visto como algo amplo e irrestrito, envolvendo comunidade, polícia, poder público...
Sistema Penal - É desigual. Enquanto o peba que rouba celular é criminalizado fortemente e totalmente reprovado pela sociedade, o político que rouba milhões dos cofres públicos não tem uma reprimenda tão grande. Os desfavorecidos financeiramente são "etiquetados" e "selecionados" como criminosos pela sociedade.
-------------------
A - Correta.
B - Correta.
C - Correta.
D - Errada. Segurança pública não se limita ao que foi exposto. O conceito é amplo.
E - Correta.
-------------------
Faltam 71 dias rumo à PMDF! Nos vemos no CFP, guerreiros!
-
Na minha opinião a ''A" já comeca errada.
A criminologia é a atividade intelectual que estuda os processos de criação das normas penais
Até onde estudei, a criminologia preocupa-se com o crime, o crimonoso, a vítima e o controle social. A pena é objeto de estudo do Direito e não da Criminologia.
-
boa questão..
-
Thaís Ferreira e Renato Medeiros,
tentando ajudar na compreenção da questão, apesar da Banca IADES ter usado muitos termos complexos para a Aternativa A, analisando bem, ela de fato está correta:
A criminologia é a atividade intelectual (Ciência é uma atividade intelectual) que estuda os processos de criação das normas penais e das normas sociais (criminologia de fato vem antes das políticas criminais e do direito penal, no caso no processo de criação) que estão relacionadas ao comportamento desviante (criminoso); aos processos de infração e desvio dessas normas (crime); e à reação social, formalizada ou não (em relação à vítima e ao controle social), que aquelas infrações ou desvios tenham provocado; bem como o respectivo processo de criação, a respectiva forma e conteúdo e os respectivos efeitos (base para políticas criminais e para o direito penal).
Eu consegui enxergar assim, caso esteja errada me corrijam.
Bons estudos.
-
A alternativa (a) apresenta o conceito trazido por Lola Aniyar de Castro, veja, CRIMINOLOGIA trata-se da “atividade intelectual que estuda os processos de criação das normas penais e das normas sociais que estão relacionadas com o comportamento desviante dessas normas; e a reação social, formalizada ou não, que aquelas infrações ou desvios tenham provocado: o seu processo de criação, a sua forma e os seus efeitos”.
CASTRO, Lola Aniyar de. Criminologia da reação social. Rio de Janeiro: Forense, 1983, p.52.
-
Fui pela mais errada já que a opção A está mal formulada.
-
...visando o alcance do abolicionismo penal
-
GAB: D
-
questão era para ser anuladas, pois a criminologia não se cria normas penais
-
Minha dica pra estudar criminologia é não estudar no mesmo dia que D. Penal, pq Criminologia vai mais na pegada dos Direitos Humanos. No momento de estudar criminologia, é esquecer o Direito Penal.
-
Segurança pública é bem mais que isso
-
Esse item E
tbm deveria esta incorreto
alias a questão deveria ser anulada
Na questão informa que : apresenta funcionamento seletivo, atingindo apenas determinadas pessoas integrantes de determinados grupos sociais, a pretexto das respectivas condutas
já para Émile durkheim ela diz que:
O crime se observa em todas as sociedade de todos os tipos não atingido apenas determinados grupos sociais
-
' A segurança pública limita-se ao conjunto de ações para a aquisição de armamentos, de viaturas e de equipamentos para o combate à criminalidade''
Matei por essa afirmação aqui.
tem muito mais coisa
PMDF 2022
-
Quem tem limite é município...
Regra do concurso público.
Palavras restritivas , em 95% dos casos , estão erradas...
Mas faltou ali análise dos casos para prevenção.
-
Após errar a questão e marcar a letra A de cara (...)
Sobre a letra A - CORRETA
Inicialmente, associei a CRIAÇÃO DAS NORMAS PENAIS = ETAPA INSTRUMENTAL = DIREITO PENAL. Mas a questão não se limita a criação, o cerne da questão é O ESTUDO dos processos de criação.
Esse estudo é uma etapa ANTES da criação, envolvendo justamente os objetos de estudo da criminologia
3C1V: o crime, o criminoso (ou delinquente), a vítima e o controle social.
Para criar as normas penais a criminologia estuda na etapa explicativa para dar base às próximas etapas.
- A Criminologia sempre tem um cunho opinativo, ou seja, ela subministra informações verificadas empiricamente à Política Criminal, a qual tem um cunho decisivo que, por sua vez, decide as políticas criminais a serem seguidas, as quais são transformadas em leis e executadas pelo Direito Penal, que teria um cunho operativo.
- Criminologia: Etapa Explicativa;
- Política Criminal: Etapa Decisiva;
- Direito Penal: Etapa instrumental.
Gabarito: letra d