SóProvas


ID
2364331
Banca
IADES
Órgão
PM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

O favorecimento da criminalidade dos poderosos, o predomínio do sentimento coletivo de insegurança e do medo do crime, o populismo e a politização partidária, o endurecimento do rigor penal, a confiança ilimitada nos órgãos estatais do sistema punitivo, e o desprezo pelo sistema de garantias que o controla são, segundo Antônio Garcia-Pablos de Molina e Luiz Flávio Gomes, algumas das características inerentes ao modelo de intervenção penal que representa uma perigosa involução, bem como perverte esforços realizados, durante muito tempo, com vistas a melhorar qualitativamente a resposta do sistema ao fenômeno delitivo. Os fundamentos supracitados correspondem ao modelo

Alternativas
Comentários
  • Modelo de Segurança Cidadã é o modelo em voga hoje na América Latina que tem tudo do Populismo Penal Vingativo e que diz que o crime só se vence com maior repressão. Penas duras resolvem o problema, política da mão dura (mano durismo), quanto mais dureza, mais solução, mais resolve o problema. Os países da América Latina utilizam, fora a Nicarágua. Ele é populista, pois atende as demandas vingativas da sociedade. A mídia é o epcentro deste terremoto, só fazem discurso que atendam a massa. Problema é que este modelo não cuida da prevenção e essa política dura não é contra os poderosos, pois a mídia raramente se posiciona contra eles. Esse é um modelo de reação midiática. Modelo de Segurança Cidadã é o modelo em voga hoje na América Latina que tem tudo do Populismo Penal Vingativo e que diz que o crime só se vence com maior repressão. 

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgIYcAA/criminologia-luis-flavio-gomes-2013?part=2

  • A) ERRADA.CLASSICA :Tem por finalidade intimidar o delinquente, por meio da ameaça da pena, de forma que pratique a conduta delituosa ou, caso tenha praticado

     

    B)ERRADA. Modelo Integrador tem como objetivo a reparação dos danos, portanto ele se destina à vítima, pois o que importa é recuperar os danos. Utiliza a conciliação ou consenso, e tem como exemplo os Juizados Especiais Criminais, onde só existe pena alternativa e reparar os danos é prioridade número um.

     

    C)ERRADA.Modelo dissuasório (é o mais antigo) trabalha por meio da intimidação através da pena, prioriza o castigo, a pena, o bom funcionamento do sistema criminal. Funciona mediante a edição de leis, quanto mais dura a lei, menos crimes. 

     

    D)ERRADA.Modelo ressocializador (humanista) e pretende a reintegração social do condenado (criminoso). Hoje está desacreditado, pois o Estado não gasta dinheiro para ressocializar o preso. Pretendem evitar o efeito estigmatizante da condenação e da prisão. 

     

    E)CERTA.

    a prevenção se faz pela ameaça do castigo, ou seja, basta estar na lei que implica um castigo, e as pessoas deixam de cometer o crime. A pena por si só cominada na lei estatisticamente está comprovado que muita gente deixa de cometer o crime com medo de ser punido

    Modelo de Segurança Cidadã é o modelo em voga hoje na América Latina que tem tudo do Populismo Penal Vingativo e que diz que o crime só se vence com maior repressão. Penas duras resolvem o problema, política da mão dura (mano durismo), quanto mais dureza, mais solução, mais resolve o problema. Os países da América Latina utilizam, fora a Nicarágua. Ele é populista, pois atende as demandas vingativas da sociedade

    GAB E

  • A) Modelo"Dissuasório", também conhecido como "Clássico" diz respeito:

    *Rigor

    *Severidade

    *Repressão

    *Mostrar que quer ser vista

     

    Obs.: Analisando o contexto do enunciado, que de certa forma generaliza, ao afirmar: "sentimento coletivo de insegurança" nos leva a entender que a alternativa E) é a que "mais faz sentido". Ainda mais se soubermos de um outro conceito referente às outras assertivas.

  • Podem me chamar do que for, mas não entendi absolutamente NADA aí nessa questão. Quem puder desenhá-la, agradecerei! 

  • Modelo  de  Segurança  Cidadã  é  o  modelo  em  voga  hoje  na  América  Latina  que  tem  tudo  do   Populismo   Penal   Vingativo   e   que   diz   que   o   crime   só   se   vence   com   maior   repressão.   Penas   duras  resolvem  o  problema,  política  da  mão  dura  (mano  durismo),  quanto  mais  dureza,  mais   solução,  mais  resolve  o  problema.  Os  países  da  América  Latina  utilizam,  fora  a  Nicarágua.     Ele  é  populista,  pois  atende  as  demandas  vingativas  da  sociedade.   A  mídia  é  o  epcentro  deste  terremoto,  só  fazem  discurso  que  atendam  a  massa.     Problema   é   que   este   modelo   não   cuida   da   prevenção   e   essa   política   dura   não   é   contra   os   poderosos,  pois  a  mídia  raramente  se  posiciona  contra  eles.     Esse  é  um  modelo  de  reação  midiática.  

    Fonte >>> https://pt.slideshare.net/hugoman908/criminologia-luis-flvio-gomes-2013

     

  • Boa Alan Tonini !!!!

  • "Modelo de Segurança Cidadã é o modelo em voga hoje na América Latina que tem tudo do Populismo Penal Vingativo e que diz que o crime só se vence com maior repressão."