SóProvas


ID
2364664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

As cores brilhantes observadas durante a queima de fogos de artifício são geradas a partir de elementos metálicos presentes nos fogos. Por exemplo, sais de estrôncio, como o SrCrO4, dão origem à luz vermelha; sais de cobre, como o Cu(NO3)2, à luz verde; sais de magnésio, como MgCl2, à luz branca.

Sabendo que esse fenômeno pode ser explicado com base na estrutura eletrônica dos diferentes elementos metálicos, julgue o próximo item.

A partir da fórmula unitária do sal cromato de estrôncio, infere-se que a fórmula molecular do ácido crômico é HCrO4.

Alternativas
Comentários
  • Cromato tem valência de 2-

    O correto seria: H2CrO4

  • Para resolver essa questão, recorremos à tabela periódica para saber o posicionamento dos elementos em questão.

    Estrôncio: 5º período, família 2.

    Magnésio: 3º período, família 2.

    Cobre: 4º período, família 11.

    Sabemos que a energia de ionização cresce da esquerda para a direita e de baixo para cima. Assim, o que possui a menor energia de ionização é o estrôncio.

    Gabarito: errada.

  • Vamos analisar a questão.

    O sal cromato de estrôncio possui fórmula molecular SrCrO4, como mostrado no texto do enunciado, sendo formado pelo cátion estrôncio. Esse elemento possui dois elétrons na sua camada de valência e está localizado no grupo 2 da tabela periódica. Sendo assim, ele forma o cátion Sr2+, e, consequentemente, o ânion cromato precisa possuir carga 2-: CrO42-. Logo, para que seja formado o ácido crômico, um composto neutro, são necessários dois hidrogênios (cada um possui carga +1). Portanto, a partir da fórmula unitária do sal cromato de estrôncio, infere-se que a fórmula molecular do ácido crômico é H2CrO4.


    Gabarito do Professor: ERRADO.