Resumindo: objetividade em jornalismo deve ser entendida como a relação/conexão entre realidade social e realidade midiática, como a busca e a aproximação da realidade através do jornalismo. Objetividade jornalística, por sua vez, deve ser entendida como o conjunto de normas e regras para a observação da realidade, que tem como objetivo a produção de uma semelhança estrutural entre realidade social e realidade midiática. Objetividade é portanto uma discussão sobre a possibilidade de se conhecer a realidade, ou seja, uma questão para a teoria do conhecimento.
http://observatoriodaimprensa.com.br/primeiras-edicoes/objetividade-e-a-teoria-do-conhecimento/
A- A credibilidade é a percepção do receptor acerca da relação entre realidade social, realidade institucional e realidade midiática.
Errado. A credibilidade é uma condição ou qualidade de algo que é crível, não uma percepção de alguém.
B- A objetividade no jornalismo diferencia-se da objetividade da ciência, assim como a da justiça, que, por sua vez, incorpora um terceiro conceito.
Errado. A objetividade no jornalismo assemelha-se a da Justiça e da Ciência.
C- A revolução propiciada pelas novas tecnologias de comunicação e informação, multiplicando exponencialmente as fontes de notícias, derrubou o mito da imparcialidade e da objetividade.
Errado. A imparcialidade e objetividade não são mitos e sim horizontes éticos que o jornalista deve buscar. A revolução tecnológica não derrubou essa exigência, pelo contrário, reascendeu essa discussão.
D- A objetividade jornalística deve ser entendida como o conjunto de normas e regras para a observação da realidade, dentro do objetivo de produção de uma semelhança estrutural entre realidade social e realidade midiática.
Correto.
E- A credibilidade de uma notícia na internet só pode ser aferida pela sociedade se o assunto for também coberto pela chamada grande mídia.
Errado. A credibilidade de uma notícia na internet pode ser aferida por si só, não depende dessa validação ou da sua veiculação na grande mídia.