-
Segundo Rabaça & Barbosa, no Dicionário Essencial de Comunicação:
Briefing - Fornecimento de instruções e diretrizes aos responsáveis pela execução de um determinado trabalho pelo cliente ou pela chefia de uma agência de propaganda, jornal etc.
Mais questões sobre briefing:
Q16468
Q543678
Q788298
Q197786
Q306510
Q592646
Q132179
Q507716
Q96444
-
letra b
"briefing" - Significa informe. Em jornalismo, pode ser usado em dois sentidos: instruções sobre a execução de uma tarefa ou resumo de informações sobre qualquer evento que uma fonte dá aos jornalistas, quase sempre oralmente.
-
Convém dizer que, mesmo com meus muitos anos como repórter de TV, acertei mas com dificuldade esta questão. Isso porque o que eles nela chamam de "briefing" nunca teve esse nome numa redação (ao menos que eu tenha visto), tendo sido sempre encorporado à pauta - que se chamava "pauta".
Ou seja, a pauta dizia: "A matéria é isso e isso. O repórter vai fazer assim e assado". Mas a isso se dava o nome de pauta e não de briefing.
Por outro lado, em minha carreira como assessor de imprensa (tive uma assessoria), aí sim era comum pegar o "briefing" com o cliente de qualquer coisa que fosse ser trabalhada pela assessoria.
-
Na área da publicidade, mais especificamente nas agências, o “briefing” tem um significado ligeiramente diferente.
-
O conceito da assertiva B se assemelha muito à definição formulada pela Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV (pág. 196):
Briefing: resumo de informações de um assunto da pauta que serve para se atualizar sobre o tema.