Conheça 7 Tipos de Organograma
Clássico – este é o tipo de organograma mais popular. O modelo é construído em forma de retângulo e posicionado na vertical, apresenta como as hierarquias foram definidas e como elas e comunicam e relacionam.
Horizontal – diferente do modelo acima, aqui o que muda é a posição do organograma, que apresenta as informações setorizadas, só que na horizontal.
Informacional – o este é um tipo de organograma que apresenta, de forma minuciosa, um completo leque de informações relacionadas a determinado departamento ou âmbito da organização.
Setorial – apresenta as informações organizadas e estruturadas conforme determinado setor da empresa. Pode mostrar os dados do setor financeiro; administrativo; de vendas ou marketing, por exemplo.
Linear de Responsabilidade – como o nome sugere o organograma linear de responsabilidade apresenta a comunicação em linhas cruzadas, que podem, por exemplo, apresentar as funções ou atividades na empresa e indicar por meio de marcação, quais são os profissionais responsáveis por elas.
Em barras – neste organograma em barras, cada coluna é elaborada dentro de um retângulo posicionado na vertical e conforme a hierarquia. Assim, a barra maior é do presidente, seguida pela do diretor, gerente, supervisor, coordenador e por ai vai. Quanto maior a posição, maior a barra.
Radial ou Circular – entre os tipos de organograma, este modelo é um pouco mais ousado e traz as informações setorizadas num gráfico circular, separado em cores específicas que descrevem cada área, cargo e função. Nele, os principais responsáveis pelas demandas ficam no centro e os demais ao redor deles.
Matricial – organograma muito utilizado para apresentar as áreas da empresa que irão trabalhar juntas em determinado projeto e também muito usado por consultores para ilustrar as parte de um trabalho.