SóProvas


ID
2365774
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Tempo, pintura e fotografia

José Roberto Castilho Piqueira

O conhecimento humano hoje acumulado é de tal monta que as grandes mentes do mundo moderno, cada vez mais, se ocupam de discussões que passam ao largo do dia a dia de nosso cotidiano. Por exemplo, os físicos de hoje conjecturam a inexistência do tempo. Seria possível para nós, acostumados às marcas da passagem dos anos, imaginar que o tempo, medido pelo vaivém de um relógio de cuco ou pelo período de emissão de radiações de átomos de césio, é produto, apenas, de uma abstração?

Esse tipo de conjectura vai dos físicos aos críticos de arte, que discutem, com veemência, se é possível dar à fotografia um status de arte equivalente ao da pintura. Será essa discussão relevante para aquele que quer, apenas, apreciar o que lhe parece belo, deixando que essa beleza flua pelo contexto de suas experiências de vida?

Por que começamos este pequeno ensaio? Talvez porque a sociedade moderna, com seus computadores, GPS, máquinas digitais e obras grandiosas, coloque os físicos perto da arte e os artistas perto da ciência, ambas, arte e ciência, pertinentes ao mundo da concretude e com entendimento tão dependente da subjetividade de nossos pensamentos.

É possível que o bom entendimento do mundo dispense o excesso de tecnicismo e de nomenclatura, e prosseguiremos dando-nos essa liberdade.

A mecânica clássica, cujos rudimentos fazem parte de todos os currículos escolares, divide os fenômenos em estáticos e dinâmicos, enfatizando que aqueles são casos particulares destes, como se isso fosse a essência do entendimento. Escolher a estática ou a dinâmica como centro da atenção depende do contexto: para construir um prédio, estática; para uma viagem de carro, dinâmica.

A fotografia, então, é estática ou dinâmica? Deve ter o mesmo status da pintura ou não? Responder a essas perguntas é relevante? Acreditamos que pensar essas questões importa para aprimorar o entendimento. Entretanto, estabelecer nomenclaturas e fronteira s é uma atitude, apenas, autoritária e de pouco valor.

Ao pintar um quadro, o artista registra na tela como sua mente enxerga uma paisagem, uma natureza-morta, uma figura ou uma questão social. É um instantâneo de uma dinâmica passada, transformando, em um conjunto estático, um processo mental, dinâmico por natureza.

O fotógrafo registra um instantâneo objetivo, procurando ângulos favoráveis para a melhor observação. O substrato é o mesmo do pintor, mas a física da máquina, digital ou não, faz um registro unívoco de uma possível ideia ou mensagem, não permitindo qualquer adição ou subtração.

Ambos, o quadro e a foto, são registros estáticos perenes. A dinâmica de ambos os processos está na subjetividade das mentes que os apreciam, individual ou coletivamente .

Quando olhamos para um quadro de Matisse, mergulhamos no seu mundo e transportamos para nossa mente uma miríade de sensações, transladadas, ao longo do tempo, para nossa experiência de vida. Podemos adicionar ou subtrair o que nossa mente pedir, e o resultado também é dela, sendo variável com resultado dependente de nossa medição do mundo.

Uma foto de Evans, em contrapartida, também nos provoca uma multiplicidade de sensações, com adições e subtrações mentais originárias da nossa experiência. O resultado, entretanto, sempre estará no universo fotografado com franqueza e na realidade das pessoas fotografadas.

Enfim, Evans e Matisse nos permitem criar e reproduzir experimentos e sensações inusitadas, precisas ou incertas, análogas aos processos quânticos ou clássicos. Os nomes atribuídos pouco importam.

Disponível em:<http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=51770> . Acesso em: 09 nov. 2016. [Adaptado]

No que diz respeito à progressão discursiva,

Alternativas
Comentários
  • B) Recorte temático - tese (posicionamento do autor). Correta

     Esse tipo de conjectura vai dos físicos aos críticos de arte, que discutem, com veemência, se é possível dar à fotografia um status de arte equivalente ao da pintura. Será essa discussão relevante para aquele que quer, apenas, apreciar o que lhe parece belo, deixando que essa beleza flua pelo contexto de suas experiências de vida?

     

     

    D) P/ mim, esse 9 resume sim a ideia do 8.

    8 O fotógrafo registra um instantâneo objetivo, procurando ângulos favoráveis para a melhor observação. O substrato é o mesmo do pintor, mas a física da máquina, digital ou não, faz um registro unívoco de uma possível ideia ou mensagem, não permitindo qualquer adição ou subtração.

    9 Ambos, o quadro e a foto, são registros estáticos perenes. A dinâmica de ambos os processos está na subjetividade das mentes que os apreciam, individual ou coletivamente .

  • b)

    o segundo parágrafo apresenta o recorte temático do texto.

  • Não entendi porque o primeiro parágrafo não pode ser considerado uma introdução. 

  • Que prova maluca...A "b" pode estar até certa, mas não torna a letra "a" errada...Se o que estpa no 1º parágrafo não é introdução, não sei mais o que é. Inclusive, o 2º parágrafo remete a algo que foi introduzido no primeiro...

  • Significado de Circunscrever

    Verbo TransitivoTraçar um limite em torno de; limitar: circunscrever uma propriedade por muros.[Figurado] Restringir a certos limites: circunscrever um assunto. Fonte: https://www.dicio.com.br/circunscrever/

    A introdução não faz parte apenas do primeiro parágrafo, portanto, errada a letra A.

  • Anitta Concurseira, o 9º paragrafo, na verdade, resume as ideias dos 8 e 7 parágrafos. Este fala sobre fotografia e aquele, sobre quadro. O nono práragrafo resume essas duas ideias. Pelo menos foi assim que entendi.

  • Victor Oliveira, geralmente a introdução delimita a tese que será abordada no decorrer do texto. Na verdade, apesar do primeiro parágrafo fazer parte da introdução, ele não circunscreve, não delimita a ideia introdutória do texto, o que só ocorre com a complementação do segundo parágrafo. Acredito que, por esse motivo, a alternativa a se dá como errada.

  • Gab B

     

     a) o primeiro parágrafo circunscreve a introdução do texto. 

    Errado - O 1º parágrafo faz introdução ao texto, sem sombra de dúvida, mas não circunscreve a introdução. 

    # Circunscrever é traçar um limite em torno de; limitar.

    A introdução fica completa com o 2º parágrafo.

     

     b) o segundo parágrafo apresenta o recorte temático do texto.

    Certo - Eixo/recorte temático é um conjunto de temas que orientam o planejamento de um determinado trabalho, funcionando como um suporte ou guia. Definir o eixo/recorte temático significa limitar os conteúdos abrangidos pelo assunto principal, não dando espaço para a digressão, ou seja, para a divagação para outros temas secundários.

     

    # No 2º parágrafo, a introdução do texto é completada, deixando claro que o texto vai tratar sobre "Tempo (físicos), pintura e fotografia (artistas) e, por outro, criticar a essencialidade que o ser humano atribui ao ato de nomear as coisas. Veja o 2º parágrafo:

     

    "Esse (refere-se aos físicos se ocuparem de discussões distantes do dia a dia das pessoas) tipo de conjectura vai dos físicos aos críticos de arte, que discutem, com veemência, se é possível dar à fotografia um status de arte equivalente ao da pintura. Será essa discussão relevante para aquele que quer, apenas, apreciar o que lhe parece belo, deixando que essa beleza flua pelo contexto de suas experiências de vida?

     

     c) o sexto parágrafo denega uma reflexão proposta em parágrafo anterior.  

    Errado - A informação do 5º parágrafo não é denegada, apenas é questionada, posta à prova. Veja que são feita vária perguntas...

     

     d) o nono parágrafo sintetiza discussão introduzida no parágrafo anterior. 

    Errado - Concordo com a colega, maíra macedo. O 9º par. fala em "ambos, o quadro e a foto..." Portanto, devemos considerar os parágrafos 7º e 8º pois falam, respectivamente, do quadro e da fotografia.

  • Essa prova tá muito fácil para nível superior. Se na do MPRN for assim, vai ter muito empate!

  • RECORTE TEMÁTICO: é um problema no qual (que) é introduzido na INTRODUÇÃO DO TEXTO e que será argumentado no DESEMVOLVIMENTO e deverá ser SOLUCIONADO na CONCLUSÃO.

     

    § 2ª - ...dar à fotografia um status de arte equivalente ao da pintura.