- 
                                A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias. Ela evoluiu a partir da Departamentalização Funcional tradicional, aliada a dinamicidade das estruturas de projeto ou produto. Esse tipo de arranjo da organização, permite que se adote como ferramenta auxiliar de cálculos e computação elementos da Matemática conhecidos como "Teoria das Matrizes" 
- 
                                A classificação da questão está errada, é Adm. Geral e não Arquivologia 
- 
                                Gostaria de informar que já notifiquei a empresa sobre o erro na classificação, aguardem as devidas correções, enquanto isso, por favor, continuem a resolver as demais questões, e não se esqueçam de tomar muito líquido e praticar atividades físicas!  
- 
                                a) Ocorre quando há mais de um tipo de distribuição de tarefa ocorrendo ao mesmo tempo. OK!   b) Os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. (Dep. Funcional)   c) Consiste na distribuição de departamentos conforme sua localização geográfica.  (Dep. Geográfica)   d) Cada departamento é direcionado a um público-alvo do produto. (Dep. por Cliente)   Tipos de Departamentalização: https://goo.gl/05v8OZ 
- 
                                A forma de estruturação, a matricial, ocorre quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente, sobre os mesmos membros de uma organização. Um aspecto importante é a autoridade dual, ou seja, um determinado especialista responde a dois chefes, ao gerente funcional da área técnica na qual se encontra e ao gerente do projeto para o qual está prestando serviços (MINTZBERG, 1995).  
- 
                                Gabarito: Alternativa A   A ideia da estrutura matricial é combinar o desenho funcional com o desenho divisional e, com isso, ganhar flexibilidade, por isso é chamado de modelo híbrido ou misto.   Na estrutura, os funcionários são agrupados por funções, porém são alocados em projetos ou divisões específicas, sendo assim, cada funcionário se reporta a uma dupla autoridade  - chamada de autoridade dual (a específica do projeto e a funcional). Pense de forma prática, imagine que você é o engenheiro de determinada empresa, você compõe o quadro de funcionários da produção, porém, conforme surgem projetos, você é deslocado para determinada atividade, exemplo "equipe responsável por construir um navio" - você terá como chefia tanto o chefe da produção quanto o chefe responsável pelo projeto de criação do navio. O reflexo dessa dualidade de chefia é a vedação ao princípio da unidade de comando.   Fonte: Administração sob a Ótica dos Concursos, Thiago de Luca, Editora Labrador, 2016. 
- 
                                Organização matricial: estrutura híbrida que conjuga uma base funcional com uma estrutura horizontal temporária, focada em projetos.A ideia é conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária. Os profissionais estão associados a um departamento e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil. Não há unidade de comando. As equipes têm profissionais com especialidades distintas.   @anyneri_ 
- 
                                ESTRUTURA MATRICIAL COMPREENDE A FUSÃO DE DUAS OUTRAS ESTRUTURAS: A ESTRUTURA FUNCIONAL E A ESTRUTURA DIVISIONAL A ESTRUTURA DIVISIONAL É DIVIDIDA POR DEPARTAMENTO POR PROJETOS, MERCADO, CLIENTE, PRODUTO/SERVIÇOS. A ESTUTURA FUNCIONAL É AQUELA ESTRUTURA ANTIGA, SIMPLISTA E MUITO TAYLORISTA. 
- 
                                GABARITO:A
 
 
 Anote aí: se existe a possibilidade de cair departamentalização em sua prova, essa departamentalização tem 80% de chance de ser a matricial. 
 A matricial é a queridinha das bancas porque é uma novidade, na administração geral. Este tipo de departamentalização tem uma característica muito clara e específica: o hibridismo. Ela pegará um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com um outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos).
 
 Assim, cada setor terá duas chefias: a funcional e a por projetos.
 
 Não existe hierarquia entre essas duas chefias. Em outras palavras, os dois mandam do mesmo jeito.
 
 A diferença entre uma chefia e outra é que a funcional será especializada na função do setor e a por projetos cuidará dos assuntos relacionados ao projeto. Por exemplo, quando o projeto passar pelo setor de contabilidade, o chefe funcional lidará com os assuntos contábeis, enquanto o chefe do projeto fará com que a contabilidade seja feita de acordo com os objetivos do projeto.
 
 
 FONTE: CAROL ALVARENGA
 
- 
                                Departamentalização Matricial.             Neste caso tem-se a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sobre a mesma pessoa. Geralmente essa sobreposição se refere à fusão entre a estrutura funcional e a estrutura por projetos. 
- 
                                GABARITO A Geralmente combina a departamentalização funcional com a de produtos ou de projetos Vantagens- maior versatilidade e otimização dos recursos, forma efetiva para conseguir resultados, orientada para resultados, maior grau de especialização, maior aprimoramento técnico, maior desenvolvimento capacitação profissional, melhor atendimento aos clientes Desvantagens- conflito linha/projeto; duplicidade de autoridade e comando Fonte: Giovanna Carranza 
- 
                                Departamentalização Matricial:   -Composta por dois departamentos -Um funcional e outra de projetos ou produtos ou processos -Concilia uma estrutura funcional -Rígida e Hierárquia com flexibilidade de uma estrutura de projetos -Não há unidade de Comando 
- 
                                Gab.: A       Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. 
- 
                                LETRA A CORRETA  Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.   
- 
                                Departamentalização matricial:   A Ocorre quando há mais de um tipo de distribuição de tarefa ocorrendo ao mesmo tempo.   B Os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa.   C Consiste na distribuição de departamentos conforme sua localização geográfica.   D Cada departamento é direcionado a um público-alvo do produto.   Gab: A 
- 
                                Gabarito A     b-Característica da departamentalização funcional. c-Característica da departamentalização geográfica/territorial d-Característica da departamentalização por cliente.   Departamentalização por Matriz    Não leva em consideração o princípio da unidade de comando (proposto por Fayol). Isso porque o empregado fica subordinado a dois ou mais gerentes de diferentes departamentos.   Híbrida >>> sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização sob a mesma pessoa.