SóProvas


ID
2366125
Banca
IESES
Órgão
CEGÁS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que contém um exemplo de imposto direto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra B.

    Impostos diretos

    O que são (conceito)

    São os impostos que os governos (federal, estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos trabalhadores. São considerados impostos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos cidadãos.

    Fonte: http://www.suapesquisa.com/economia/impostos_diretos_indiretos.htm

  • GABARITO LETRA B.

    CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS NO BRASIL

    IMPOSTOS DIRETOS: Incidem sobre o “Contribuinte de Direito”, o qual não tem, pelo menos teoricamente, a possibilidade de repassar para outrem o ônus tributário. 

    Contribuinte de direito: pessoa designada pela lei para pagar o imposto.

    Principais Impostos DIRETOS do Brasil:

    IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) – incide diretamente no salário dos trabalhadores (desconto na folha de pagamento). Trabalhadores de baixa renda estão isentos (há um teto mínimo para contribuição). Para aqueles que pagam, o percentual fica entre 15% e 27%, de acordo com faixa salarial. Este imposto é arrecadado pelo governo federal.

     - IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – arrecadado anualmente pelos governos estaduais, ele deve ser pago pelos proprietários de carros, motos, caminhões e outros tipos de veículos automotores. Varia entre 1% a 3% do valor do veículo.

     - IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) – arrecadado pelas prefeituras. É cobrado anualmente e incide sobre a propriedade de casas, apartamentos, terrenos e salas comerciais. Cada prefeitura tem um sistema de cobrança, onde o imposto varia de acordo com a localização e tamanho do imóvel.

    IMPOSTOS INDIRETOS: A carga tributária cai sobre o “Contribuinte de Direito” que o transfere para outrem, O “Contribuinte de Direito” é figura diferente do “Contribuinte de Fato”.

    Principais Impostos INDIRETOS do Brasil: O IPI, ISS o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos.