SóProvas


ID
2366599
Banca
FCM
Órgão
IF-RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à responsabilidade jurídica do profissional de referência, Accart (2012) afirma que a equipe de referência adota certas noções de ética profissional e de responsabilidade, conforme a situação e as tarefas executadas. O autor aponta que "os direitos e deveres do profissional de referência se exercem em relação ao usuário, ao empregador, à informação e à profissão em seu conjunto" (p.89).

Sobre a responsabilidade jurídica do profissional de referência, NÃO se pode afirmar:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    ACCART, J. Serviço de referencia: do presencial ao virtual.  

     a) Respeito à confidencialidade das informações sobre os usuários e suas pesquisas. 

    "Em relação ao usuário:

    - confidencialidade: as informações que o profissional detém sobre os usuários são confidenciais e não podem ser divulgadas nem arquivadas por um longo períoco (ACCART, 2012, p. 89)

     

     b) Respeito aos direitos de autor no que se refere às fontes de informação citadas e utilizadas.

    "Em relação à informação: 

    - respeito aos direitos de autor no que se refere às fontes de informação citadas e utilizadas" (ACCART, 2012, p. 90)

     

     c) O profissional do serviço de referência é responsável por fornecer informação em conformidade com as fontes.

    "Em relação ao usuário:

    - conformidade com as fontes: a informação fornecida deve ser fiel às fontes, as quais devem ser identificadas. Toda falha ou erro deve ser corrigido. O profissional é responsável pela informação fornecida. (ACCART, 2012, p. 90)

     

     d) A cobrança pela prestação de serviço de informação acarreta uma nova exigência do usuário quanto ao grau de completeza do serviço. 

    "A cobrança pela prestação de serviço de informação acarreta uma nova exigência do usuário quanto ao grau de completeza do serviço. O usuário tem o direito de esperar um serviço de qualidade pelo preço cobrado" (ACCART, 2012, p. 92)

     

    e) Respeito aos usuários, observando-se as restrições impostas pela legislação do país em relação às questões religiosas, mas considerando as situações de diversidade étnica, política e social. 

    "Em relação ao usuário:

    - Respeito ao usuário: Não se deve adotar qualquer restrição baseada na etnia, condição social, nacionalidade, origem social, opção político ou religiosa." (ACCART, 2012, p. 89)

  • Simples: letra E porque o estado é "LAICO".