SóProvas


ID
2366869
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1 - “A questão do político – ou da política – é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Simples, se for abordada pelo viés da opinião: trata-se de ser a favor ou contra um projeto da sociedade, a favor ou contra tal partido, a favor ou contra um determinado político (homem ou mulher). Se essa opinião for expressa num voto, na participação em uma manifestação, numa ação militante ou simplesmente durante uma discussão, a questão política se reduz a uma tomada de posição mais ou menos argumentada”. (Patrick Charaudeau, A conquista da opinião pública. São Paulo: ConTexto, 2016. p. 9) 

Sobre a estruturação desse segmento da introdução do livro referido, a única afirmativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    Questão bacana,

     

    Quando lemos a passagem onde se encontra a introdução do texto Percebemos que ele não faz nenhuma definição de "A questão do político – ou da política complexa", contudo podemos concluir que de fato o locutor faz a definição da “ questão do político – ou da política SIMPLES"  e que essa é condicionada 

     

    OBSERVE:   “A questão do político – ou da política – é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Simples, SE for abordada pelo viés da opinião...

     

    Sobre a complexa o autor não fala nada.

    A partícula "SE" nesse trexo é condicional. O gabarito é, portanto, letra C.

  • E por que essa condição abre espaço para a complexidade? Como é possível fazer tal interpretação?

  • Não consigo encontrar o motivo pelo qual a alternativa b-) esteja errada. Veja:

     b) o texto, após qualificar a questão da política como simples e complexa, explica as duas qualificações;

    Explicação da qualificação simples: "se for abordada pelo viés da opinião: trata-se de ser a favor ou contra um projeto da sociedade, a favor ou contra tal partido, a favor ou contra um determinado político (homem ou mulher)"

    Explicação da qualificação complexa: "Se essa opinião for expressa num voto, na participação em uma manifestação, numa ação militante ou simplesmente durante uma discussão, a questão política se reduz a uma tomada de posição mais ou menos argumentada”

    Se alguém puder me ajudar neste sentido, agradeceria bastante.

     

  • Olá, João Pires.
    A letra B - está errada, porque o texto não explica as duas qualificações (simples e complexa).
    Veja bem, ao explicar o lado "simples" da política, o texto cita alguns exemplos:

    -Explicação da qualificação simples: "se for abordada pelo viés da opinião: trata-se de ser a favor ou contra um projeto da sociedade, a favor ou contra tal partido, a favor ou contra um determinado político (homem ou mulher)"

    -"Se essa opinião for expressa num voto, na participação em uma manifestação, numa ação militante ou simplesmente durante uma discussão, a questão política se reduz a uma tomada de posição mais ou menos argumentada” 

    Ou seja, o que já era simples, "se reduz", torna se ainda mais simples. Entendeu?

    O Gabarito é a letra C.
    Espero ter ajudado. 

    Bons estudos e boa sorte a todos!

  • Letra C.

    A questão se inicia mencionando "a simplicidade e a complexidade" do assundo a ser discutido. A partícula "se" introduz no período a ideia da complexidade do tema seguinte, mas sendo um fragmento de texto, a interpretação cabe ao leitor. 

  • É Bruno concurseiro. Esse satangôs do Agostinho Dias Carneiro saiu das profundezas do NCE para assombrar na FGV. As questões de interpretação dele são um horror. Uma coisa é uma prova difícil (Cespe) a outra é um professor que apresenta questões de interpretação em algumas provas com duas respostas ou nenhuma. conheço um grande professor de português que diz que as questões dele  são muito "intuitivas". Vou passar a jogar tarô então! Desculpem o desabafo. #MorraADC rsrs

  • Ela (política) é complexa porque é muito mais simples que a simplicidade de ser a favor ou contra.

  • O FDP do cara que fez a questão extrapolou para chegar a essa resposta, logo porque não da para retirar do texto o que se afirma como correto da questão, unicamente podemos imaginar que seja assim...

    diante da resposta dada pela banca teriamos 3 questões corretas B, C e D...

  •  

     

     

     a) o autor distingue os espaços do político e da política no primeiro período do texto; ERRADO. O autor equipara os dois espaços: tanto o espaço da política como do político pode ser simples ou complexa

     b) o texto, após qualificar a questão da política como simples e complexa, explica as duas qualificações; ERRADO. O texto só explica a simples

     c) a simplicidade da política é considerada de forma condicionada, o que abre espaço para sua complexidade; CORRETA "“A questão do político – ou da política – é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Simples, se for abordada pelo viés da opinião" O condicionante 'se' em simples, se for abordada... abre de fato espaço para entender que em outro vies ela pode ser complexa

     d) as votações, as manifestações, as ações militantes ou as discussões são exemplos que indicam a complexidade na política; ERRADO as votações, manifestações, as açoes militantes ou discussões são expressão da opinião, considerada simples pelo autor.

     e) a expressão “mais ou menos argumentada” mostra a dificuldade da tarefa de argumentar nas questões políticas. ERRADA a expressão indica que algumas tomadas de poição 'são mais argumentadas' enquanto outras são 'menos argumentadas'

  • -
    ãh? 

    deixa eu ler novamente a questão

  •  a) o autor distingue os espaços do político e da política no primeiro período do texto; (ERRADO)

    O autor não os distingue: trata-os como a mesma coisa.

     

     b) o texto, após qualificar a questão da política como simples e complexa, explica as duas qualificações; (ERRADO)

    Apenas o viés simples da política é apresentado no texto:

    "Se essa opinião [isto é, a opinião que caracteriza a simplicidade da questão do político] for expressa num voto, na participação em uma manifestação, numa ação militante ou simplesmente durante uma discussão, a questão política se reduz [novamente a ideia de simplicidade: a questão se reduz a alguma coisa] a uma tomada de posição mais ou menos argumentada".

    O autor prossegue falando da simplicidade.

     

     c) a simplicidade da política é considerada de forma condicionada, o que abre espaço para sua complexidade; (CERTO)

    Está condicionada a duas posições: "sim" ou "não", "contra" ou "a favor". É esta condicionalidade da política que dá margem a sua complexidade, que, embora não tratada neste trecho do texto, é facilmente percebida. Basta lembrarmos das infinitas questões que surgem no âmbito político e que desencadeiam uma série de argumentações, comparações, referências - caráter complexo -, mas que, no fundo, se resumem ao "sim" ou ao "não" - caráter simples.
    (O valor condicional da partícula "se" nada tem a ver com a forma condicionada de que trata a assertiva).

     

    d) as votações, as manifestações, as ações militantes ou as discussões são exemplos que indicam a complexidade na política; (ERRADO)

    Pelo mesmo motivo da letra 'b'. Estes são exemplos da simplicidade da política.

     

     e) a expressão “mais ou menos argumentada” mostra a dificuldade da tarefa de argumentar nas questões políticas. (ERRADO)

    O autor está justamente dando exemplos da simplicidade na política: o voto, a participação em uma manifestação etc., todas são ações simples cuja argumentação está presente em maior ou menor grau.

     

  • errei a questão, mas ao ler os comentários (principalmente o da maira candido) consegui entender o argumento que torna a assertiva correta.

  • ERREI!!! MAS A QUESTÃO É TOP!!!

  • fiquei em duvida entre a letra A e E.  Mas depois de mtaaaaaa analise marquei a correta!!

  • tem gente confundindo condicionada com condicional...

     

    condicionada -> vinculado, inerente, subordinado

    condicional -> hipótese, condição para alguma coisa

     

    a simplicidade da política é considerada de forma condicionada, o que abre espaço para sua complexidade;

     

    Na minha opinião, o que assertiva está querendo dizer é que:

     

    A política é simples por natureza (ser a favor ou contra), mas ao mesmo tempo isso a torna complexa (pois existem infinitos argumentos para o sim ou para o não).

     

  • Fiquei entre a A e a C , mas conclui que a C , estava correta. 

     

    Gab: C  

     

    # Avante. 

  • Moral da história: a simplicidade da política está na emissão de opiniões e não importa se os argumentos utilizados são bons ou ruins. Já na análise dessas opiniões, na ponderação delas, seja contra ou a favor, a complexidade toma forma. É só lembrar da dificuldade de se implementar políticas hoje com o atual presidente. Em um país democrático, os representantes votam, articulam, manifestam até mesmo como entraves a certas intenções do Executivo. Emitir opiniões é fácil, fazer com elas tenham efetividade é outra história. 

  • gabarito C.

     “A questão do político – ou da política – é, ao mesmo tempo, simples e complexa. Simples, se for abordada pelo viés da opinião: (condicional)

  • Não são qualidades separadas. São qualidades simultâneas que são condicionadas de acordo com os espaços para a argumentação.

    Gab:. C