SóProvas


ID
2366875
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Um folheto de propaganda de vinhos, a propósito de uma determinada marca, diz o seguinte: “O toque de sofisticação deste rosé começa com o “vino lock”, uma tampa de vidro que sela vinhos especiais, e este vinho é assim do começo ao fim. Além dos aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas de rosa, traz acidez moderada e leve doçura ao paladar. Fresco e alegre, este é um rosé que expressa um caráter moderno da mais tradicional região para a produção de rosés do mundo, a Provence”. 

O texto 2, do desejo de vender o produto, apela sobretudo para:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Tradição e modernidade:

    "expressa um caráter moderno- as características expressas no texto, alegre, fresco- da mais tradicional região"

  • Alguém poderia explicar pq não "apela para a variedade que atende a vários gostos"?

     

    ... Além dos aromas delicados de frutas vermelhas ...  traz acidez moderada e leve doçura ao paladar.

  • Sergio,

    Acredito que os adjetivos "delicados", "moderada" e "leve" inseridos na oração são uma referência a um paladar suave e não a um que atenda a gostos variados. Desta forma, nao haveria o contraste que a alternativa "E" indica. 

    "Além dos aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas de rosa, traz acidez moderada e leve doçura ao paladar"

    Espero ter auxiliado. 

  • GABARITO LETRA B

     

    OS DETALHES DO REFERIDO VINHO NÃO NOS SATISFAZ. 

    O segredo está no trexo em que o locutor diz: "este é um rosé que expressa um caráter MODERNO da mais TRADICIONAL região para a produção de rosés DO MUNDO.

    Quando o locutor fala que "o rosé vem da MAIS TRADICIONAL REGIÃO para a producão de rosés DO MUNDO" essa de fato é a maior apelação, uma vez que passa a ideia de alta qualidade.  muito embora seja uma região de rosés tradicionais está agora com um CARÁTER MODERNO).

     

  • O início do texto engana o candidato e o induz a pensar que a propaganda está baseada na embalagem, o que não é verdade. Ao longo da descrição dos produtos, o autor cita várias outras junções qualitativa entre o moderno e o tradicional, tais como:

    Um folheto de propaganda de vinhos, a propósito de uma determinada marca, diz o seguinte: “O toque de sofisticação deste rosé começa com o “vino lock”, uma tampa de vidro que sela vinhos especiais, e este vinho é assim do começo ao fim. Além dos aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas de rosa, traz acidez moderada e leve doçura ao paladar. Fresco e alegre, este é um rosé que expressa um caráter moderno da mais tradicional região para a produção de rosés do mundo, a Provence”. 

    vino lock em vinhos especiais

    "Aromas delicados de frutas vermelhas e pétalas" em um vinho tradicional

    caráter moderno na mais tradicional região

     

     

  • Letra B.

    A questão nos lembra uma antiga propaganda de determinada bebida, a qual depois do texto sobre a mesma, terminava: "até a garrafa é coisa fina." Esta começa ao contrário, fala "de uma tampa de vidro", mas o foco é o vinho. 

  • Complementando: a própria tampa é uma característica moderna, pois, antigamente, todos os vinhos eram fechados por rolhas de cortiça. 

  • "...este é um rosé que expressa um caráter moderno da mais tradicional..." LETRA B

  • Qualquer publicitário que se preze sabe que a primeira frase de um texto é a que mais receberá atenção. O texto começa falando da embalagem, logo, ele foca na embalagem. Agora, a FGV quer enumerar uma série de "benefícios" do produto e me pedir pra adivinhar qual deles ela acha mais importante.

    Nossa, como odeio essa banca quando o assunto é interpretação de texto. É um festival de questões altamente subjetivas e controversas.

  • Super concordo com a Mônica. Muito subjetiva a interpretação dessa questão. 

  • Agostinho: temos que nos acostumarmos ao jeito que ele elabora as questões de interpretação de texto, muito particular desde o NCE!

  • procurei fazer essa questao por eliminacao:

    letra a nao poderia ser pois o textonao cita a embalagem do produto e sim um folheto de propaganda, a letra c fala do gosto (paladar) e aroma mas não cita coloração, e quanto as outras opções tambem nao fala que e um vinho caro, que atende quem tenha um melhor poder aquisitivo, e tambem não expicita uma variedade, apenas cita um objeto, com varias classificações, mas do mesmo produto.

    boa sorte a todos que irão fazer a prova do trt 12 !!!!!

     

  • "este é um rosé que expressa um caráter moderno da mais tradicional região para a produção de rosés do mundo, a Provence”.

    Ele diz nesse trecho que a região de produção é tradicional. Isso não quer dizer que o vinho seja tradicional. Não podemos adivinhar nada, sem que esteja escrito.

    FGV me ajuda! Suas questões de interadivinhação são ridículas.

  • Se a gente se colocar no lugar da empresa na hora de fazer um texto apelativo e no lugar de um cliente exigente, a gente consegue responder mole, mole essa questão. Pensei assim...Como posso impressionar meu cliente como empresa?? Um cliente exigente sempre prima pela qualidade...entao a maior qualidade nao ta na embalagem, mas sim no conteúdo  :o vinho,  vindo de um lugar tradicional de produção de carater moderno... 

     

    #GratidãoaoSenhor 

  • um caráter moderno da mais tradicional região para a produção de rosés do mundo, a Provence”.  Apela

     

    Gab: b

  • Já fiz 5 quetões dessa prova. Muito legal! Bem elaborada, questões inteligentes.. 

  • Bah, concordo com a opinião da Monica Geller, pensei a mesma coisa !!!

  • O apelo mais forte. É isso que a questão pede. Não restam dúvidas que a embalagem é moderna, porém o foco não está na embalagem em si. Temos que ter mais profundidade nessas análises interpretativas. A modernidade está também no conteúdo, na inovação desse conteúdo. Vinho bom é o tradicional, antigo, mas por que não colocar algumas modernidades sem comprometer a essência da bebida? 

  • Acertei, mas a questão é subjetiva demais :/