SóProvas


ID
2366902
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sabemos todos que os advérbios pertencem a uma classe de palavras que não apresentam variação de gênero; a frase abaixo em que a palavra sublinhada, apesar de ser um advérbio, apresenta corretamente esse tipo de variação é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"

    De acordo com Evanildo Bechara em Moderna Gramática Portuguesa:
    "Todo" por suas origens pronominais pode, mesmo empregado adverbialmente, concordar, por atração, com a palavra a que se refere.

    a) a tripulação chegou toda assustada;

  • Conforme o colega Marcelo Jannuzzi mostrou, a letra A está correta. Mas acredito que o enunciado está errado. Há apenas uma INCORRETA. A letra B.

     

    A letra C também está CORRETA.

     

    No caso de proibido e permitido, o raciocínio é o seguinte:

    É proibido entrada de animais. (sem determinante, fica no masculino "proibido")
    É proibida a entrada de animais. (com determinante "a", flexiona pro feminino "proibida")

    É permitido venda de bebidas. (sem determinante, fica no masculino "permitido")
    É permitida a venda de bebidas. (com determinante "a", flexiona pro feminino "permitida")

     

    A letra D também está CORRETA.

     

    Quem define a concordância desse adjetivo é o sexo de quem está agradecendo. Então, meninas agradecem com obrigada, enquanto os meninos agradecem com obrigado.

    Só há uma condição em que obrigado não deve ser flexionado, quando for substantivo. Nesse caso, permanecerá no masculino singular, independente de quem esteja falando.  Nesse caso como está entre aspas, é a própria citação de quem disse. Então fica no feminino.

     

    A letra E também está CORRETA.

     

    Quando adjetivo, “MESMO” é um equivalente para “próprio”. Mas, quando tem função de advérbio, “MESMO” substitui “realmente”, “exatamente”, “de fato”,

    Ela mesma trocou a lâmpada. (ela própria)

    Ela trocou mesmo a lâmpada 

     

    Acredito que seja isso.

  • Sabemos todos que os advérbios pertencem a uma classe de palavras que não apresentam variação de gênero; a frase abaixo em que a palavra sublinhada, apesar de ser um advérbio, apresenta corretamente esse tipo de variação:

    Brenda Fleury sua interpretação do enunciado que esta errada

    a) a tripulação chegou toda assustada; (Confesso que não concordo com a flexão do advérbio para toda mas como não mando em nada letra a CORRETA)

     b) as imigrantes estavam meias entristecidas; (Ao subistituir meias por: muito, um pouco, bastante a palavra não apresenta variação Ex: Muita assustada (ERRADO). O correto seria as imigrantes estavam meio entristecidas) (ERRADA)

     c) é proibida a entrada de pessoas sem camisa; (Verbo no particípio concordando com o determinante - natureza adjetiva - Não se trata de advérbio) (ERRADA)

     d) ela disse um “muito obrigada” bastante delicado; (Palavra obrigada concorda com quem fala, por apresentar flexão possui natureza adjetiva) (ERRADA)

     e) ela mesma fez a decoração da casa. (Mesma - Pronome adjetivado (Acompanha uma palavra - Não se trata de advérbio) (ERRADA)

    BONS ESTUDOS!

  • A D está errada porque ele substantivou o obrigado, aí não é adjetivo, na vdd está substantivado olha o artigo, é preciso que o artigo esteja em concordância com o substantivo, ou seja, tem que ser um *muito obrigado*, a mais ela é mulher, ela tem que falar obrigada, não! Ela tem que falar muito obrigada, mais nessa frase aí, o obrigado tem que ficar no masculino porque ele foi substantivado. Por exemplo, *A Karine deu um um obrigado muito feliz quando saiu de casa* Esse obrigado aí, está substantivado pelo artigo *um* ,  e quando substantivado ele tem que vir no masculino singular.

  • Caro Lucas, eu também acho estranho a flexão do advérbio TODA... Resolvi fazer uma consulta à Academia Brasileira de Letras, veja abaixo:

     

    Pergunta : Boa tarde! Advérbio: TODO Apesar de alguns gramáticos, como Bechara, abrirem uma concessão para o uso do advérbio "todo" com variação em gênero e número, a doutrina gramatical defende que advérbio é uma palavra invariável?. Afinal o advérbio "todo" pode ou não sofrer flexão de número e gênero? Obrigado. Vinícius.

    Resposta :

    Boa tarde! Caro Vinícius, o acadêmico e gramático Evanildo Bechara é a referência maior em se tratando de língua portuguesa. A ABL não cria regras gramaticais. Nossas respostas se baseiam no posicionamento dos renomados gramáticos e estudiosos do idioma. Ao ler qualquer explicação do mestre Bechara, pode confiar e seguir o que ele registra. Leia também a explicação do Houaiss: "Como advérbio, é flexionável por atração ou eufonia: a casa ardeu toda; ela era toda ouvidos."  De nada, disponha.

  • Brenda,

    Concordo em parte com você, mas acredito que o erro da questão reside no fato de não estarem na condição de Adverbios (FGV é danada), por exemplo: Na letra C "Proibido" após verbo de ligação funciona como predicativo (adjetivo). No Estratégia tem aula do Terror que faz os exatos comentários que colocou, inclusive da letra E, entretanto veja como se refere a MESMA quando pode ser substituida por PRÓPRIA.

    Espero ter ajudado

  • GABARITO LETRA "A"

     

    a tripulação chegou toda assustada= Concordancia eufônica  

     

    a tripulação chegou todo assustada= Concordancia lógico-formal

     

    - as duas formas estão corretas.

  • Brenda Fleury de fato a variação de gênero das alternativas que vc citou estão corretas, porém elas não são advérbios. A única que além de correta é advérbio é a alternativa A.

  • MUITO = UM POUCO/BASTANTE/MEIO  : ADVÉRBIO (INVARIÁVEL)

     

     

    MUITOS, MUITAS  = BASTANTES:  ADJETIVO (VARIÁVEL)

     

  • "O único advérbio da Língua Portuguesa que varia em gênero é 'todo'".

    Alexandre Soares, QConcursos

  • Bizu : antes do adverbio coloque o tão. se tiver sentido. é porque está certo!

    a) a tripulação chegou toda assustada;

    A TRIPULAÇÃO CHEGOU TÃO ASSUSTADA. 

     

  • Obrigado, Prof. Claiton Natal! #GranCursos :)

  • Sinto cheiro na elaboração do enunciado da questão: seria mais lógico ter pedido a INCORRETA, que no caso seria a alternativa B.

  • GABARITO "A"

     

    Apesar de invariável, existe um advérbio que aceita variação, é o advérbio TODO.


    Ex: Chegou todo sujo e a esposa o recebeu toda paciente.

     

    FONTE: Estratégia concursos.
     

  • e) ela mesma fez a decoração da casa.
    A palavra "mesma" nesse contexto, refere-se a um pronome demonstrativo que reforça o termo anterior.

    https://www.normaculta.com.br/pronomes-demonstrativos/

  • d) ela disse um “muito obrigada” bastante delicado; 

     

    Gostaría de saber porque o professor disse que obrigada é um adjetivo???

     

  • Todo: quando o pronome todo corresponder a totalmente  flexionar-se-á em gênero e número ,embora eqüivalha a um advérbio 

     

    ex: A equipe jogava toda  de branco 

     

    fonte : prof - Isabel Veiga - QConcursos

  • GABARITO: A)

    TODO/TODA é o único advérbio que aceita variação de gênero!

    advérbio

    Totalmente; de maneira total, completa, inteira: o apartamento foi todo derrubado.

    substantivo masculino

    Reunião do que completa alguma coisa; um grupo, conjunto: as partes formam o todo.

    Pronome Indefinido

    Todo indivíduo tem direito à saúde de qualidade.

    adjetivo

    Completo; sem faltar nenhuma parte; por inteiro: senti frio todo o dia.

    Fonte: https://materiais.portuguescompestana.com.br/adverbio-todo-afinal-variavel-ou-invariavel/#:~:text=Simples%3A%20na%20l%C3%ADngua%20culta%2C%20TODO,como%20adv%C3%A9rbio%2C%20PODE%20sofrer%20varia%C3%A7%C3%A3o.

  • A banca cobrou a especificidadeda da especificidade kkkkk

    Mas já estava preparado para isso

    #APMBB

  • Complicado, hein. Segundo o Pestana, a visão ortodoxa nesse caso é a que mais tem adeptos e diz que advérbios serão sempre invariáveis (incluindo "todo"). Ele mesmo, porém, faz notar que alguns gramáticos, como o Bechara, e dicionaristas, como o Aulete, abonam esse tipo de variação, por conta da natureza pronominal da palavra. De todo modo, fica registrado que a FGV de 2017 adotou a visão minoritária (vai saber o que a de 2020 pensa...).