SóProvas


ID
2366917
Banca
FGV
Órgão
ALERJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“A percepção de um perigo iminente, real ou imaginário, provoca uma descarga automática de adrenalina em nosso sistema nervoso. O efeito imediato disso é a adoção de um comportamento defensivo que, por sua vez, anula a causa original da descarga. A adrenalina torna o indivíduo mais alerta e atento a mudanças no ambiente e estimula ações impulsivas de resposta ao perigo, como a fuga ou a busca de abrigo” – Eduardo Giannetti, Vícios privados, benefícios públicos)

Segundo esse pequeno segmento de texto, a adrenalina:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O texto menciona mudanças no comportamento e como causa, "ações impulsivas de resposta ao perigo."

  • Compreensão de texto na FGV é tranquilo, mas interpretação... Deus nos defenda! rs

  • A) ERRADA!

    Funciona como motor de ações impensadas, porém não necessariamente prejudiciais. Fugir do perido é algo desejavel.

    Trecho "Estimula ações impulsivas de resposta ao perigo, como a fuga ou a busca de abrigo”

     

    C) ERRADA!

    A percepção de um perido leva a adrenalina, não o contrário.

    Trecho "A percepção de um perigo iminente, real ou imaginário, provoca uma descarga automática de adrenalina"

     

    Além disso, a adrenalina anula a percepção do perigo.

    Trecho "Adoção de um comportamento defensivo que, por sua vez, anula a causa original da descarga"

     

    C) ERRADA!

    Faz com que o homem perceba mudanças no ambiente

    Trecho "A adrenalina torna o indivíduo mais alerta e atento a mudanças no ambiente"

     

    D) CORRETA!

    Trecho "O efeito imediato disso é a adoção de um comportamento defensivo"

     

    E) ERRADA!

    A adrenalina anula a percepção do perigo.

    Trecho "Provoca uma descarga automática de adrenalina em nosso sistema nervoso. O efeito imediato disso é adoção de um comportamento defensivo que, por sua vez, anula a causa original da descarga"

  • -

    ...tentando compreender e interpretar o que a colega KaKá KaKá disse ...

     

  • Fernandinha,

     

    Segundo vídeo da professora Rafaela Motta, que pode ser encontrado no youtube, compreensão e interpretação são coisas diferentes, também já vi outros professores que suportam esse entendimento.

     

    Compreensão de texto é um ato de entender o texto apenas a partir do que está contido no texto. Claro que a alternativa correta não vai estar igual ao texto mas vai basicamente usar sinônimos. Nas provas a compreensão costuma aparecer também com as frases: "Segundo o texto...","O autor/narrador do texto diz que...","O texto informa que...","No texto...". 

     

    Já a interpretação é um entendimento do texto a partir do que é possível inferir do texto mas que não necessariamente está escrito nele. Costuma aparecer com as frases: "Depreende-se / infere-se / conclui-se do texto...","O texto permite deduzir que...","É possível subentender-se do texto que...","Qual a intenção do autor quando afirma que...". 

     

    A partir daí, entendo que o que a colega Kaká Kaká quiz dizer é que quando a FGV faz questões de interpretação texto ela talvez faça inferências que são muito distantes do texto e isso abre margem para que as pessoas considerem mais de uma alternativa correta, se a alternativa está tão distante a pessoa pode pensar que se é possível concluir alternativa X também é possível chegar à alternativa Y.

     

    Essa questão usava a frase "segundo o texto..." mas entendo que no final era uma questão de interpretação pois o texto colocava algo específico :"...adoção de comportamento defensivo"; e a alternativa correta era algo bem mais amplo: "provoca mudanças no comportamento". Particularmente, não achei essa questão dificil porque as outras alternativas podiam ser eliminadas de forma razoavelmente fácil, o colega Rick Santos explicou bem o que eliminava as outras alternativas. Mas já vi várias questões em que as bancas viajam bastante e de certa forma são até maldosas, porque deixando as alternativas muito distantes do texto fica mais fácil para a banca ter subsídios para defender a alternativa que escolheram, e negar as outras, em eventuais recursos.

     

    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • Ótima explicação, essa do colega Rodrigo Collet.

  • O efeito imediato disso (descarga de adrenalina) é a adoção de um comportamento defensivo que, por sua vez, anula a causa original da descarga. A adrenalina torna o indivíduo mais alerta e atento a mudanças no ambiente e estimula ações impulsivas de resposta ao perigo, como a fuga ou a busca de abrigo.

    Portanto, podemos afirmar com base no texto que a adrenalina causa mudanças no comportamento